Browsing Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática by Subject "Professores - Formação"
Now showing items 1-12 of 12
-
Biologando com o App Inventor : uma proposta para a formação de professores de Ciências Biológicas
(2023-05-31)O avanço do uso das tecnologias educacionais no Brasil tem recebido maior atenção, principalmente após a eclosão da COVID-19, no ano de 2020. A utilização de salas interativas, gamificação e aplicativos passaram a compor ... -
O desafio da formação docente: potencialidades da gamificação aliada a GeoGebra
(2019-02-01)Este trabalho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na linha de pesquisa Tecnologias, Recursos e Materiais Didáticos para o Ensino de ... -
A docência de professores de matemática do ensino fundamental: a BNCC na prática da unidade temática probabilidade e estatística
(2023-10-05)A presente pesquisa aborda a temática da formação de professores, uma das inquietações da pesquisadora enquanto docente, relacionando-a com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desde a sua aprovação, a BNCC orienta a ... -
Ensino de inteligência artificial : uma proposta de formação docente nas disciplinas STEAM
(2023-04-29)Graças a esforços científicos, a disseminação do pensamento computacional intensificou as inovações tecnológicas com uso de inteligência artificial, tornando-as imprescindíveis em nosso cotidiano. Embora presente no meio ... -
Formação continuada de professores : contribuições da resolução de problemas matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental
(2018-01-29)Inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, o presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre a formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do ... -
Formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básica
(2022-02-01)Inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, o presente trabalho descreve uma pesquisa sobre a formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do ... -
Formação continuada para professores de matemática: o erro como recurso pedagógico e seu papel no processo de avaliação
(2018-11-05)Inserida na linha de pesquisa “Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática”, esta dissertação apresenta o relato de um estudo realizado com professores de Matemática que atuam no Ensino ... -
Formação de professores em projetos interdisciplinares em aprendizagem ativa : relato de caso
(2017-05-22)O presente estudo inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, diz respeito à formação de professores em projetos interdisciplinares de aprendizagem ativa da ... -
Inclusão na educação básica: formação continuada para professores de estudantes com deficiência
(2020-08-25)Este trabalho foi desenvolvido visando ao estudo da Educação Especial por meio de um seminário de formação continuada realizado com um grupo de professores da Educação Básica. O referido seminário foi planejado com o ... -
Matemática na prática: uma proposta de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
(2022-04-28)Este estudo tem por objetivo contribuir para o aprimoramento da prática docente de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da formação continuada em Matemática. O público-alvo da ... -
Proposta de procedimento metodológico para o ensino de ciências com o uso de tecnologias da informação e da comunicação
(2015-05-12)Este trabalho tem por objetivo a inclusão de tecnologias e suas ferramentas no ensino de ciências, através da capacitação de professores para a utilização de recursos do universo tecnológico, disponíveis em escolas da rede ... -
Qualificando o ensino através da aprendizagem ativa e da neurociência
(2024-09-05)Este trabalho trata sobre a formação continuada de professores realizada no município de Boa Vista do Sul, com docentes do Ensino Fundamental sobre a Aprendizagem Ativa. A Aprendizagem Ativa aborda a importância de um aluno ...