Navegação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática por autor "Sauer, Laurete Zanol"
Itens para a visualização no momento 1-10 of 10
-
Conhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimais
Menegaz, Andresa Maria (2023-10-24)Esta pesquisa buscou dar resposta à seguinte questão: Qual a importância dos conhecimentos prévios, aos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, para potencializar uma aprendizagem significativa sobre números decimais? ... -
A construção do número na educação infantil a partir de atividades lúdicas: a música e o jogo
Silva, Cristiane Pacheco Pires (2023-11-10)A presente pesquisa teve como objetivo investigar o potencial de atividades lúdicas, construídas a partir de músicas infantis, para promover aprendizagem de números, contagem e quantidades no ensino da Matemática na Educação ... -
Desenvolvimento do pensamento computacional nas aulas de matemática por meio de construção de aplicativos
Guder, Deise (2023-10-24)Esta pesquisa se propôs a investigar e apresentar sugestões de atividades que promovam o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) nas aulas de Matemática, por meio da construção de aplicativos. Atualmente, as ... -
Ensino de trigonometria na formação do técnico em agropecuária : superando desafios e construindo significados
Silva, Derli Santos da (2017-02-10)Este trabalho objetiva contextualizar o estudo da Trigonometria em situações reais da Agropecuária para que os estudantes atribuam mais sentido para a aprendizagem dos conceitos. Os fatores que contribuíram para a escolha ... -
Equação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativa
Oliveira, Carina de (2022-08-30)O presente trabalho trata da aprendizagem da equação do segundo grau, na disciplina de Matemática, buscando expor sua relevância para a solução de problemas em diversas áreas do conhecimento. Para tanto, é importante que ... -
Formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básica
Guerra, Francine Abreu (2022-02-01)Inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, o presente trabalho descreve uma pesquisa sobre a formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do ... -
Formação continuada em matemática: aprendizagem ativas nos anos iniciais do ensino fundamental
Furlan, Mayara Bressan (2020-12-03)Esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola particular da cidade de Caxias do Sul - RS. A pesquisa buscou responder à ... -
Inclusão na educação básica: formação continuada para professores de estudantes com deficiência
Oliveira, Daniele Holzschuh de (2020-08-25)Este trabalho foi desenvolvido visando ao estudo da Educação Especial por meio de um seminário de formação continuada realizado com um grupo de professores da Educação Básica. O referido seminário foi planejado com o ... -
Jogos em uma sequência didática para o ensino de análise combinatória
Ambrozi, Luiz (2018-02-15)Neste trabalho desenvolve-se uma proposta de ensino para aprimorar o raciocínio combinatório, através da utilização de jogos no planejamento, na aplicação e avaliação de uma sequência didática inspirada nas orientações de ... -
Possibilidade de letramento matemático para estudantes que estão finalizando o ensino fundamental utilizando estratégias de aprendizagem ativa
Xavier, Derlise Fiametti (2023-03-10)Neste trabalho é apresentada uma pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática que consistiu em uma investigação empírica aplicada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental sobre conceitos de Área e Perímetro de Figuras ...