Navegação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática por autor "Missell, Valquíria Villas Boas Gomes"
Itens para a visualização no momento 1-13 of 13
-
Aprendizagem ativa: uma intervenção pedagógica no componente curricular de Banco de Dados II
Rickes, Marcele Neutzling (2023-01-20)Este trabalho de pesquisa apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma intervenção pedagógica realizada em um contexto híbrido de ensino, durante a pandemia de Covid-19, no ano de 2021. A pesquisa envolveu 26 estudantes ... -
Aprendizagem significativa no ensino de ciências : uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa sobre energia e ligações químicas
Raber, Daniel de Almeida (2015-08-19)Este trabalho tem o objetivo de apresentar a construção, a aplicação e a avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa na disciplina de ciências, em uma turma de 9º ano do ensino fundamental, visando à ... -
Astronomia no ensino de ciências por meio de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de acordo com a BNCC
Werle, Cíntia (2022-09-27)Este trabalho de pesquisa apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma intervenção pedagógica online no Ensino de Ciências, com estudantes do Ensino Fundamental II, sobre o tema de Astronomia. Escolheu-se o método ... -
O desafio do desenvolvimento do pensamento computacional na escola: vivenciando experiências e construindo habilidades
Puziski, Marcelo (2020-07-23)Neste documento apresenta-se uma pesquisa sobre o desenvolvimento das habilidades do Pensamento Computacional por crianças do 4º ao 7º anos do Ensino Fundamental. Esta pesquisa surgiu da reflexão sobre as necessidades de ... -
Ilha interdisciplinar de racionalidade com o tema "Churrasco saudável": promovendo alfabetização científica e tecnológica no Ensino Fundamental II
Gobbi, Andréia Michelon (2021-03-24)Este trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma investigação em Ensino de Ciências e Matemática, que teve por objetivo verificar a ocorrência dos atributos da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) ... -
Uma ilha interdisciplinar de racionalidade para construção do conceito de função matemática
Berti, Juliana Pereira (2019-02-15)Este trabalho relata o planejamento, elaboração, aplicação e análise de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), visando à análise de seu potencial na construção do conceito de função matemática, abordando relações ... -
Ilhas interdisciplinares de racionalidade : uma proposta para o estudo da importância da água
Fernandes, Fabiana Martins (2017-08-28)Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de promover a ocorrência de uma aprendizagem significativa e a alfabetização científica e tecnológica (ACT) de estudantes de Ensino Fundamental, no contexto da Educação Ambiental, ... -
Ilhas interdisciplinares de racionalidade promovendo aprendizagem ativa
Moro, Elisiane da Costa (2015-09-14)Este trabalho foi desenvolvido dentro da linha de pesquisa "Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática" que tem por objetivo: investigar, avaliar e pôr em prática estratégias educacionais, à ... -
Luz, câmera, animação : uma reflexão sobre a construção dos conceitos de geometria espacial
Dall' Acua, Graziele (2018-10-01)Neste trabalho, apresenta-se uma pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática que consistiu na investigação de uma prática pedagógica aplicada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, sobre conceitos de Geometria ... -
Matemática para engenharia : unidades de ensino potencialmente significativas para superar lacunas em matemática básica
Boff, Bruna Cavagnoli (2017-06-28)Este trabalho apresenta a construção, a aplicação e a avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa em uma turma da disciplina de Pré-Cálculo, de cursos de Engenharia, visando à ocorrência de uma aprendizagem ... -
Modelagem no ensino de ciências: uma análise no estudo de ligações iônicas
Troes, Fernanda (2020-03-18)Este trabalho foi desenvolvido na linha de pesquisa "Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática" que tem por objetivo, investigar, avaliar e pôr em prática estratégias educacionais, à luz dos ... -
Pão e vinho no contexto de estudo do reino Fungi : uma unidade de ensino potencialmente significativa e interdisciplinar
Rizzon, Mariluza Zucco (2018-12-05)Neste trabalho, apresenta-se o estudo de uma abordagem dos temas reino Fungi e fermentação com enfoque nos processos de produção de pão e vinho, em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, no componente curricular de ... -
Possibilidade de letramento matemático para estudantes que estão finalizando o ensino fundamental utilizando estratégias de aprendizagem ativa
Xavier, Derlise Fiametti (2023-03-10)Neste trabalho é apresentada uma pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática que consistiu em uma investigação empírica aplicada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental sobre conceitos de Área e Perímetro de Figuras ...