Listar Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Mostrando ítems 243-262 de 370
-
Mediação pedagógica no processo de educação pré-natal: atuação do pedagogo na perspectiva da educação popular
(2022-07-01)A presente dissertação investiga de que maneira a mediação pedagógica na educação pré-natal pode contribuir a partir da perspectiva de uma educação popular. Pensar possibilidades de apoio e potencialização do objeto de ... -
Mediações pedagógicas no território de empoderamento popular : uma experiência em processo / Caxias do Sul - RS
(2022-08-26)Esta tese se constitui como uma escrita imbricada na práxis, no ato de conhecer que se estabelece, acessando metodologicamente a realidade e se insere no diálogo com o campo teórico que estuda as relações entre Movimentos ... -
Memórias de egressas da escola normal Duque de Caxias (Caxias do Sul/RS - 1949/1951) : formação de professores para a prática da higiene
(2020-11-03)Neste estudo, buscou-se investigar como a temática da higiene era desenvolvida na formação dos professores do Curso Normal que funcionava na Escola Normal Duque de Caxias - Caxias do Sul/RS. A urbanização crescente e a ... -
Memórias de escolarização na perspectiva da escola étnica paroquial em Kronenthal/ Vale Real - RS (1933-1965)
(2020-07-01)Este trabalho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, e intitulado “Memórias de Escolarização na perspectiva da Escola Étnica Paroquial em Kronenthal/Vale Real – RS (1933-1965)” ... -
Memórias de escolarização no meio rural de Farroupilha: o grupo escolar Jansen (1937-1958)
(2019-04-06)Esta dissertação investigou o processo de constituição do Grupo Escolar Jansen, instituição localizada no 2° distrito de Farroupilha/RS. O trabalho teve como recorte temporal o período entre o ano de 1937, no qual a escola ... -
Memórias de professores e alunos no contexto escolar de Canela, RS (1930-1960)
(2015-08-03)Este estudo teve o propósito de narrar as memórias de professores e alunos no contexto de Canela no período de 1930-1960. Pensando nas culturas escolares da localidade, busca-se construir uma narrativa pautada nos pressupostos ... -
Memórias e práticas do ensino de música no Grupo Escolar Farroupilha/RS (1938-1945)
(2019-03-06)A pesquisa buscou produzir uma narrativa do ensino de música do Grupo Escolar Farroupilha, entre os anos de 1938 e 1945, considerando práticas e culturas evidenciadas em fontes documentais e fotográficas, provenientes de ... -
O movimento da língua migr(-ante)
(2021-03-10)e vem a pesquisa, "o movimento da língua migra(ante)", tensionando a língua em fluxo de agramaticalidade e conversação. os participantes são imigrantes residentes na cidade de caxias do sul que frequentam aulas de língua ... -
Movimentos de ensinar e aprender matemática em convivência
(2019-11-12)Esta Tese, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, emergiu de uma experiência que teve como foco cartografar o fluir de uma professora (que também foi a pesquisadora) e seus ... -
Mulheres nas ciências exatas: condições que possibilitam suas escolhas profissionais
(2022-03-01)Esta tese investigou condições que possibilitam as escolhas profissionais das mulheres que optam pela área das Ciências Exatas. A mulher, invisibilizada na história, já ocupa muitos espaços profissionais, mas a área das ... -
Mulheres, intelectuais e professoras : a história das mulheres pelo olhar feminino de historiadoras da região colonial italiana do Rio Grande do Sul
(2024-03-06)Esta tese tem como tema o estudo dos itinerários de vida, de docência e de produção científica das professoras e historiadoras caxienses Cleci Eulalia de Favaro, Heloisa Delia Eberle Bergamaschi, Loraine Slomp Giron e Maria ... -
A música popular latino-americana: perspectivas contra-hegemônicas e decoloniais
(2020-11-19)Esta dissertação apresenta um estudo sobre as práticas musicais populares latinoamericanas em uma perspectiva contra-hegemônica, relacionando-as aos estudos decoloniais. O trabalho foi desenvolvido dialogando com Grosfoguel ... -
Nacionalização das escolas étnicas polonesas do Rio Grande do Sul (1918-1942)
(2020-05-04)Esta pesquisa tem por objetivo analisar como processos de nacionalização, produzidos no período de 1918 a 1942, configuraram ou extinguiram as escolas étnicas de comunidades polonesas no Rio Grande do Sul, observando as ... -
Narrativas da formação acadêmica : quando as alunas são professoras
(2014-06-02)Esta dissertação tem como objeto de pesquisa representações da formação acadêmica de um grupo de professoras. Está vinculada à linha de pesquisa em História e Filosofia da Educação e examina memoriais descritivos que ... -
Narrativas de uma mulher educadora/professora negra : constituição identitária e a escrita como combate à invisibilidade
(2022-03-16)A presente dissertação, de cunho autobiográfico e de natureza qualitativa, teve por objetivo responder às inquietudes dos meus percursos de vida, relacionando-os com saberes científicos a partir de minha empiria. Nesse ... -
Narrativas em relação: do design da experiência acadêmica ao design de gestão
(2022-10-21)Este trabalho tem como objetivo central investigar sentidos da experiência acadêmica constituídos com base nas narrativas de estudantes de graduação de uma Instituição de Ensino Superior comunitária, matriculados no Currículo ... -
Narrativas literárias no livro didático : Apoema 6º e 7º ano
(2024-02-17)O ato de narrar acompanha o ser humano desde a antiguidade e, pelo papel que a narração desempenha na vida das pessoas, a narrativa literária foi eleita como o objeto de estudo desta pesquisa, a qual integra o grupo de ... -
Narrativas visuais do Brasil oitocentista : um estudo sobre apropriação de imagens no cotidiano escolar
(2014-05-30)Essa pesquisa se inscreve no campo da Educação e trata sobre a apropriação de imagens no cotidiano escolar ancorada nos pressupostos teóricos da História Cultural. As construções teóricas de Roger Chartier relacionadas ... -
A natureza da matemática no contexto de redimensão de práticas pedagógicas para o ensino de matemática na educação básica
(2020-12-08)Apresentamos uma pesquisa com contribuições advindas do estudo da Natureza da Matemática para redimensão de práticas pedagógicas para o ensino da Matemática na Educação Básica. Para a contextualização dessa pesquisa, foram ... -
Navegando por territórios de formação docente permanente no ensino de geografia em Lages, Santa Catarina, Brasil: o local e o global em diálogo
(2022-11-18)Este trabalho tem como objetivo geral analisar as políticas públicas de 2012 a 2021 na formação permanente dos professores de Geografia do Sistema Municipal de Educação de Lages, Santa Catarina, Brasil e como implicam (ou ...