Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 281-300 of 370
-
Percursos formativos no curso normal regional de São Francisco de Paula-RS (1953-1962): histórias e memórias
(2021-03-22)A tese situa-se no campo da História da Educação e vincula-se à linha de pesquisa de História e Filosofia da Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul - UCS, em Caxias do Sul no ... -
A pergunta como recurso epistemológico e pedagógico no processo de ensino e aprendizagem
(2015-11-18)Esta dissertação analisa a utilização da pergunta como recurso epistemológico e pedagógico no processo da aprendizagem. O ponto de partida é o estado preocupante da educação no Brasil. O objetivo é o de, mediante observações ... -
A poética da formação: Gaston Bachelard e a educação
(2024-03-12) -
A politicidade da formação inicial de professores : uma análise das experiências formativas do/no Programa Mais Educa São Leo
(2024-06-08)Esta pesquisa, de cunho qualitativo, buscou compreender como a participação de estudantes voluntárias do curso de Pedagogia no Programa Mais Educa São Leo, em São Leopoldo/RS, pode contribuir para o desenvolvimento da ... -
A popularização da ciência em uma universidade comunitária : as reverberações dos projetos de pesquisa na ótica do pesquisador
(2023-03-06)Esta pesquisa de tese foi desenvolvida com o objetivo de identificar a percepção da popularização da ciência por parte dos pesquisadores com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq, de uma Instituição de Ensino Superior ... -
A potência estética e humanizadora do contador de histórias
(2024-01-27)O contar é uma forma de registrar e partilhar a experiência e a cultura humana às gerações. No Brasil, desde a criação do PROLER, o modo de compartilhar a literatura pela contação de histórias vem ganhando força e se ... -
Prática pegagógica e dificuldades de aprendizagem : processos de inclusão e exclusão na perspectiva dos professores
(2015-07-27)A presente dissertação constitui-se em um estudo qualitativo exploratório sobre os discursos dos professores acerca de sua prática pedagógica em face de estudantes com dificuldades de aprendizagem no contexto da educação ... -
Práticas avaliativas na educação a distância no ensino superior: estudo de caso de um curso superior de tecnologia
(2019-04-23)Esta dissertação versa sobre práticas avaliativas na educação a distância no ensino superior em um curso superior de tecnologia. Para a concretização desta pesquisa foi fundamental abordar, além das práticas avaliativas ... -
Práticas de leitura literária e escrita no ensino médio: a vida em biografema
(2019-05-29)Implicada com a leitura literária e com a escrita no Ensino Médio, a pesquisa Práticas de Leitura Literária e Escrita no Ensino Médio: a vida em biografema toma uma vida. Sempre uma vida. Assim, uma-vida-de-professora ... -
Práticas de leitura no livro eletrônico
(2016-12-23)Estudos focados às práticas de leitura remontam ao fato de que diferentes suportes de leitura proporcionam diferentes práticas. A presente dissertação constitui-se em uma pesquisa bibliográfica, possuindo como procedimento ... -
Práticas de letramento digital no ensino superior: algumas considerações
(2019-03-06)A pesquisa que deu origem a essa dissertação teve como pergunta orientadora: como acontecem as práticas de letramento digital no ensino superior em contextos que utilizam ambientes virtuais de aprendizagem para mediar os ... -
Práticas discursivas e modos de subjetivação no ensino médio particular
(2014-06-02)Este trabalho realiza a análise de práticas discursivas e modos de subjetivação no ensino médio particular, problematizando as finalidades desta etapa educacional. Os estudos de nível médio no Brasil têm sua constituição ... -
Práticas discursivas e subjetivação : constituindo professores + alfabetizadores
(2015-02-05)O presente estudo objetiva analisar a relação entre práticas discursivas e subjetivação de professores, a partir do Projeto Piloto + Alfabetização, da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. O estudo utiliza as categorias ... -
Práticas docentes no ensino fundamental: as contribuições da corporeidade e suas relações com a ludicidade
(2020-03-11)O objetivo desta dissertação de mestrado é analisar as ações pedagógicas presentes nas práticas docentes que contemplam a corporeidade, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando a compreensão da corporeidade e ... -
Práticas e ambiências de leitura : reflexões a partir de escola de educação infantil em Nova Prata
(2022-02-11)Para as crianças experienciarem a leitura ainda bem pequenininhas, os responsáveis pela educação escolar precisam estar cientes de que a leitura é de suma importância para o indivíduo, tanto no âmbito social quanto individual. ... -
Práticas educativas baseadas na cultura maker : um estudo bibliográfico
(2023-12-28)A presente pesquisa investigou práticas educativas baseadas na cultura maker, suas características, possíveis contribuições para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental além das possíveis ... -
Práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem : possibilidades de inovação
(2014-06-05)Esta investigação teve como objetivo principal examinar os registros dos professores do Ensino Fundamental, anos finais, e do Ensino Médio, de uma escola particular, do município de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, num ... -
Práticas pedagógicas matemáticas numa abordagem vygotskyana com estudantes do primeiro ano do ensino médio: o ensino de funções lineares por meio do software Scilab
(2022-11-22)Apresenta-se uma pesquisa que investigou as possibilidades de uso do software Scilab, para criar práticas de ensino de funções lineares considerando os conceitos da teoria vygotskyana. O referencial teórico está embasado ... -
Práticas pedagógicas nos anos finais do ensino fundamental da matemática no contexto da pandemia no período de 2020 a 2021
(2022-12-16)Apresentamos resultados de um estudo cujo objetivo foi o de identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas na área da Matemática, no Ensino Fundamental, Anos Finais, no contexto da pandemia. Para tanto, foi construído ... -
Pressupostos da prática educativa na Diocese de Caxias do Sul : 1934 a 1952
(2014-06-02)O estudo procura fazer uma análise dos pressupostos que fundamentam o Projeto de Restauração Católica na Diocese de Caxias do Sul, no período de 1934 a 1952. Os dados sobre as linhas norteadoras e os princípios cristãos e ...