Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 185-204 of 371
-
História e cultura afro-brasileira : proposta de ensino intercultural em uma escola pública do município de Vacaria/ RS
(2023-03-24)Esta pesquisa investiga de que modo a diversidade étnico-racial, em especial, a cultura afro-brasileira, é abordada no currículo do Ensino Fundamental, na disciplina de História, a partir da Lei 10.639/03, que prevê o ... -
Histórias e memórias do Colégio Agrícola Professor Gustavo Augusto Lima (Lavras da Mangabeira, CE - 2011)
(2023-06-17)Este estudo investigou a história de uma instituição de educação profissional no estado do Ceará. Teve como objetivo geral analisar memórias e documentos sobre o Colégio Agrícola Professor Gustavo Augusto Lima (CAPGAL), ... -
Histórias e memórias do curso comercial do Colégio São Carlos de Caxias do Sul/RS (1940-1969)
(2022-02-24)O presente estudo investigou a história do Curso Comercial da Escola Técnica do Comércio do Colégio São Carlos, em Caxias do Sul/RS, a partir das memórias de egressas do período compreendido entre 1940 e 1969. O Colégio ... -
Histórias e memórias do ensino de educação física nas escolas normais Duque de Caxias e São José de Caxias do Sul/RS (1947-1961)
(2022-02-17)Esta tese, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, possui caráter histórico e tem como objetivo principal analisar como a Educação Física desenvolvida na Escola Normal ... -
Histórias e memórias do Grupo Escolar Padre Cícero de Juazeiro do Norte - Ceará (1927-1939)
(2022-10-11)Esta dissertação investigou o processo de constituição do Grupo Escolar Padre Cícero, localizado no município de Juazeiro do Norte-CE. O trabalho teve como recorte temporal o período compreendido entre o ano de 1927, data ... -
Horizontes da complexidade: a religação dos saberes cuidado de si e autoética como contribuição à atuação docente
(2021-03-01)As implicações da biopolítica se caracterizam pela capilaridade de um modus operandi que, de certa forma, se converte na sociedade, como uma maneira de viver condicionada às relações de poder-saber, apreendidas do sistema ... -
O impacto das práticas de educação não-escolar na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: estudo de caso de uma associação
(2018-10-26)A grande área desta dissertação é a Educação. O recorte do estudo foi a análise de práticas de educação não-escolar. O problema que se buscou responder era: Como as práticas de educação não-escolar podem impactar na vida ... -
Implicações filosóficas à formação no debate entre liberdade e responsabilidade
(2021-04-01)O presente trabalho, intitulado ?Implicações filosóficas à formação no debate entre liberdade e responsabilidade?, propõe-se a investigar em que aspectos o pensamento de Jean paul Sartre e Emmanuel Levinas pode contribuir ... -
A inclusão do estudante com deficiência intelectual na educação superior do IFRS Bento Gonçalves : um olhar sobre a mediação docente
(2016-09-21)Esta dissertação tem como principal objetivo analisar o processo de inclusão de um estudante com deficiência intelectual (DI) na Educação Superior Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio ... -
Informática educativa na rede municipal de Caxias Sul: 20 anos de história - 1992-2012
(2023-11-11)Os computadores fazem parte da educação há pelo menos 40 anos, contudo, a História da Tecnologia na Educação ainda não é uma área consolidada no campo das pesquisas em História da Educação. Durante esse período, no Brasil, ... -
Institucionalização da educação especial para a pessoa com deficiência intelectual em Caxias do Sul : configurações pedagógicas nas décadas de 1970-1980
(2014-06-06)A dissertação, Institucionalização da Educação Especial para a Pessoa com Deficiência Intelectual em Caxias do Sul: Configurações Pedagógicas nas décadas de 1970-1980, foi suscitada a partir do questionamento “Quais ... -
Institucionalização de crianças e adolescentes em Caxias do Sul : narrativas sobre as trajetórias de vida de egressos de medida de proteção (1990-2011)
(2014-05-30)Esta investigação se inscreve no campo da educação, mais especificadamente nos processos educativos não formais. Trata das trajetórias de vida de crianças e adolescentes que passaram por medida de proteção de acolhimento ... -
Uma instituição de educação infantil e sua história, a Nostri Bambini (Vila Flores/RS, 1999-2019)
(2024-01-26)A presente dissertação tem como referência a Escola Municipal de Educação Infantil Nostri Bambini, localizada no município de Vila Flores/RS, sobre a qual pesquisei a trajetória educacional e histórica. O recorte temporal, ... -
A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação
(2022-07-08)A pesquisa versa sobre a inserção das técnicas de Inteligência Artificial na educação, bem como o reconhecimento das características que envolvem o uso dessas técnicas como prática mediadora para ensinar e aprender. De ... -
Intencionalidades biopolíticas do silenciamento da formação docente na BNCC
(2020-02-18)Esta tese apresenta um estudo sobre os movimentos de explicitação da formação docente na Base Nacional Comum Curricular, pelas lentes da biopolítica. O trabalho foi desenvolvido dialogando com Freire e Foucault para delimitar ... -
O interacionismo sociodiscursivo em texto didático de leitura e produção de textos para a educação superior a distância
(2014-06-02)Esta dissertação, cuja linha de pesquisa tem como tema educação, epistemologia e linguagem, objetivou orientar a análise, a indicação e o desenvolvimento de textos didáticos de leitura e produção de textos para a educação ... -
Interação de bebês com livros literários
(2018-05-22)O presente estudo tem como objetivo analisar a interação de bebês com livros literários, a fim de contribuir para os processos de educação literária na Educação Infantil. A dissertação fundamenta-se em pesquisa investigativa ... -
Interações da criança surda em escola comum
(2017-03-15)Esta dissertação objetiva analisar as interações da criança surda em escola comum, a fim de entender o papel das interações no contexto escolar, bem como sua importância para a constituição da linguagem e da aprendizagem. ... -
Interfaces da docência a partir do articulador pedagógico na educação de jovens e adultos - EJA (Caxias do Sul - 1998/2012)
(2015-08-26)Inserido na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEDU/UCS), a presente dissertação tem como objeto de estudo “Interfaces da docência ...