Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 247-266 of 370
-
Memórias de escolarização no meio rural de Farroupilha: o grupo escolar Jansen (1937-1958)
(2019-04-06)Esta dissertação investigou o processo de constituição do Grupo Escolar Jansen, instituição localizada no 2° distrito de Farroupilha/RS. O trabalho teve como recorte temporal o período entre o ano de 1937, no qual a escola ... -
Memórias de professores e alunos no contexto escolar de Canela, RS (1930-1960)
(2015-08-03)Este estudo teve o propósito de narrar as memórias de professores e alunos no contexto de Canela no período de 1930-1960. Pensando nas culturas escolares da localidade, busca-se construir uma narrativa pautada nos pressupostos ... -
Memórias e práticas do ensino de música no Grupo Escolar Farroupilha/RS (1938-1945)
(2019-03-06)A pesquisa buscou produzir uma narrativa do ensino de música do Grupo Escolar Farroupilha, entre os anos de 1938 e 1945, considerando práticas e culturas evidenciadas em fontes documentais e fotográficas, provenientes de ... -
O movimento da língua migr(-ante)
(2021-03-10)e vem a pesquisa, "o movimento da língua migra(ante)", tensionando a língua em fluxo de agramaticalidade e conversação. os participantes são imigrantes residentes na cidade de caxias do sul que frequentam aulas de língua ... -
Movimentos de ensinar e aprender matemática em convivência
(2019-11-12)Esta Tese, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, emergiu de uma experiência que teve como foco cartografar o fluir de uma professora (que também foi a pesquisadora) e seus ... -
Mulheres nas ciências exatas: condições que possibilitam suas escolhas profissionais
(2022-03-01)Esta tese investigou condições que possibilitam as escolhas profissionais das mulheres que optam pela área das Ciências Exatas. A mulher, invisibilizada na história, já ocupa muitos espaços profissionais, mas a área das ... -
Mulheres, intelectuais e professoras : a história das mulheres pelo olhar feminino de historiadoras da região colonial italiana do Rio Grande do Sul
(2024-03-06)Esta tese tem como tema o estudo dos itinerários de vida, de docência e de produção científica das professoras e historiadoras caxienses Cleci Eulalia de Favaro, Heloisa Delia Eberle Bergamaschi, Loraine Slomp Giron e Maria ... -
A música popular latino-americana: perspectivas contra-hegemônicas e decoloniais
(2020-11-19)Esta dissertação apresenta um estudo sobre as práticas musicais populares latinoamericanas em uma perspectiva contra-hegemônica, relacionando-as aos estudos decoloniais. O trabalho foi desenvolvido dialogando com Grosfoguel ... -
Nacionalização das escolas étnicas polonesas do Rio Grande do Sul (1918-1942)
(2020-05-04)Esta pesquisa tem por objetivo analisar como processos de nacionalização, produzidos no período de 1918 a 1942, configuraram ou extinguiram as escolas étnicas de comunidades polonesas no Rio Grande do Sul, observando as ... -
Narrativas da formação acadêmica : quando as alunas são professoras
(2014-06-02)Esta dissertação tem como objeto de pesquisa representações da formação acadêmica de um grupo de professoras. Está vinculada à linha de pesquisa em História e Filosofia da Educação e examina memoriais descritivos que ... -
Narrativas de uma mulher educadora/professora negra : constituição identitária e a escrita como combate à invisibilidade
(2022-03-16)A presente dissertação, de cunho autobiográfico e de natureza qualitativa, teve por objetivo responder às inquietudes dos meus percursos de vida, relacionando-os com saberes científicos a partir de minha empiria. Nesse ... -
Narrativas em relação: do design da experiência acadêmica ao design de gestão
(2022-10-21)Este trabalho tem como objetivo central investigar sentidos da experiência acadêmica constituídos com base nas narrativas de estudantes de graduação de uma Instituição de Ensino Superior comunitária, matriculados no Currículo ... -
Narrativas literárias no livro didático : Apoema 6º e 7º ano
(2024-02-17)O ato de narrar acompanha o ser humano desde a antiguidade e, pelo papel que a narração desempenha na vida das pessoas, a narrativa literária foi eleita como o objeto de estudo desta pesquisa, a qual integra o grupo de ... -
Narrativas visuais do Brasil oitocentista : um estudo sobre apropriação de imagens no cotidiano escolar
(2014-05-30)Essa pesquisa se inscreve no campo da Educação e trata sobre a apropriação de imagens no cotidiano escolar ancorada nos pressupostos teóricos da História Cultural. As construções teóricas de Roger Chartier relacionadas ... -
A natureza da matemática no contexto de redimensão de práticas pedagógicas para o ensino de matemática na educação básica
(2020-12-08)Apresentamos uma pesquisa com contribuições advindas do estudo da Natureza da Matemática para redimensão de práticas pedagógicas para o ensino da Matemática na Educação Básica. Para a contextualização dessa pesquisa, foram ... -
Navegando por territórios de formação docente permanente no ensino de geografia em Lages, Santa Catarina, Brasil: o local e o global em diálogo
(2022-11-18)Este trabalho tem como objetivo geral analisar as políticas públicas de 2012 a 2021 na formação permanente dos professores de Geografia do Sistema Municipal de Educação de Lages, Santa Catarina, Brasil e como implicam (ou ... -
O navegar da docência no contexto neoliberal: (im)possibilidades de análise, na perspectiva da biopolítica.
(2023-06-20)Esta dissertação apresenta um estudo bibliográfico acerca da "Atuação docente no contexto neoliberal: (im)possibilidades de análise na perspectiva da biopolítica". A pesquisa está fundamentada no pensamento de Michel ... -
Nem tudo que parece é: as bibliotecas comunitárias caxienses e as suas relações com o poder público municipal
(2022-04-29)Alicerçada no campo da Educação e em diálogo com a Biblioteconomia, esta tese estuda as bibliotecas comunitárias na perspectiva de espaços de transformação social no viés da educação não-formal. O problema de pesquisa visa ... -
Nietzsche e a educação : por um ensino de filosofia que oportunize a potencialização do educando
(2014-06-06)Esta dissertação se desenvolve no intuito de estabelecer uma aproximação entre o pensamento de Nietzsche e a educação, abordando, mais especificamente, o ensino de filosofia. O estudo tem como objetivo configurar o ... -
Objetos-modelo no ensino de astronomia e o processo da transposição didática
(2014-05-29)Uma investigação no âmbito do ensino em astronomia envolvendo objetos-modelo, modelização e transposição didática foi realizada com um grupo de 11 alunos do último ano do Ensino Básico. A atividade de ensino visou o ...