Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 265-284 of 370
-
Nietzsche e a educação : por um ensino de filosofia que oportunize a potencialização do educando
(2014-06-06)Esta dissertação se desenvolve no intuito de estabelecer uma aproximação entre o pensamento de Nietzsche e a educação, abordando, mais especificamente, o ensino de filosofia. O estudo tem como objetivo configurar o ... -
Objetos-modelo no ensino de astronomia e o processo da transposição didática
(2014-05-29)Uma investigação no âmbito do ensino em astronomia envolvendo objetos-modelo, modelização e transposição didática foi realizada com um grupo de 11 alunos do último ano do Ensino Básico. A atividade de ensino visou o ... -
Observando práticas, tecendo conceitos : um estudo sobre as culturas de EJA em Caxias do Sul (1998-2012)
(2017-03-20)A presente dissertação “Observando práticas, tecendo conceitos: um estudo sobre as Culturas de EJA em Caxias do Sul (1998 – 2012)” é fruto de uma investigação que se delineou a partir do seguinte problema de pesquisa: Que ... -
O olhar dos profissionais da educação acerca dos processo de escolarização de estudantes com deficiência intelectual em curso técnico integrado ao ensino médio
(2018-10-26)No Brasil, o acesso de estudantes com deficiência ao sistema comum de ensino ganhou destaque desde a implementação de políticas de inclusão, havendo possibilidade de ingresso de estudantes com as mais diversas necessidades ... -
A organização da situação enunciativa de ensino como recurso pedagógico para a formação de conceitos científicos
(2014-05-30)Este estudo está vinculado à linha de pesquisa “Educação, linguagens e tecnologia” do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade de Caxias do Sul. O estudo tem como bases teóricas os estudos de: ... -
Pagamento por serviços ecológicos: uma estratégia para a restauração e preservação da mata ciliar no Brasil?
(2014-05-22)O presente trabalho versa sobre uma nova concepção do direito ambiental, superando a idéia de um direito estritamente focado em normas de comando-econtrole para um direito cuja função seja promover, estimular, incentivar ... -
Paisagens do atendimento educacional especializado
(2017-06-26)Esta dissertação tem por objetivo evidenciar os saberes presentes nos registros escolares de alunos que frequentavam o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Desenvolveu-se um quadro teórico com alguns entendimentos ... -
A pandemia da Covid-19 e os impactos na aprendizagem do Ensino Médio na área de linguagem e suas tecnologias
(2023-05-05)Esta pesquisa investigou os impactos do contexto pandêmico (2020 e 2021) na aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, na área do conhecimento de Linguagens e suas Tecnologias. A pesquisa, de vertente qualitativa, teve ... -
O papel mediador de paratextos na leitura literária de estudantes do quarto ano no ensino fundamental
(2020-03-16)Esta dissertação tem como objetivo investigar, a partir do modo como estudantes interagem com exemplares selecionados pelo PNBE 2014, o papel dos paratextos dessas obras literárias na escolha/na leitura de um título pelas ... -
Para além da identidade: um percurso sobre educação e sexualidade, a partir de Lévinas e Butler
(2021-03-18)O presente trabalho, intitulado "Para Além da Identidade: um percurso sobre educação e sexualidade, a partir de Lévinas e Butler", propõe-se a investigar em que aspectos o pensamento dos dois autores podem contribuir para ... -
O paradigma sistêmico e os métodos de ensino adotados pelos educadores na formação em constelação familiar
(2024-07-04)A presente pesquisa intitulada "O Paradigma Sistêmico e os Métodos de Ensino Adotados Pelos Educadores na Formação em Constelação Familiar" foi realizada junto ao curso de Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do ... -
A pedagogia da liderança popular nas experiências e processos de formação de líderes populares
(2024-08-03)A tese desenvolvida no PPGEdu-UCS, na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação no período de 2020 a 2024, explora a formação de líderes populares com o objetivo de sistematizar a pedagogia da liderança popular ... -
Pedagogia radical e inclusiva : nas trilhas de elementos educativos para uma cidadania mais consciente
(2020-04-30)Este trabalho contextualiza tensões e questionamentos sobre a situação econômica mundial e a extraordinária desigualdade social que afasta cada vez mais ricos de pobres, como ponto de partida, trazendo elementos importantes ... -
As pedagogias de acolhimento das crianças e adolescentes institucionalizados e adotados
(2024-02-23)Esta pesquisa apresenta um estudo sobre as pedagogias de acolhimento e ensino de crianças e adolescentes institucionalizados e adotados. Está vinculada à Linha de Pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e ... -
Pensamento computacional e formação de professores: uma análise a partir da plataforma Code.org
(2018-10-26)O pensamento computacional tem sido discutido na literatura como uma nova competência para o cidadão do século XXI. Nesse caminho, a inclusão da Ciência da Computação e de linguagens de programação nas escolas têm acontecido ... -
A percepção de professores dos anos finais do ensino fundamental de uma rede pública municipal de ensino em relação ao trabalho da coordenação pedagógica
(2023-03-23)Esta dissertação apresenta um estudo cujo objetivo foi compreender as percepções dos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal na serra gaúcha em relação ao trabalho da ... -
Percursos formativos no curso normal regional de São Francisco de Paula-RS (1953-1962): histórias e memórias
(2021-03-22)A tese situa-se no campo da História da Educação e vincula-se à linha de pesquisa de História e Filosofia da Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul - UCS, em Caxias do Sul no ... -
A pergunta como recurso epistemológico e pedagógico no processo de ensino e aprendizagem
(2015-11-18)Esta dissertação analisa a utilização da pergunta como recurso epistemológico e pedagógico no processo da aprendizagem. O ponto de partida é o estado preocupante da educação no Brasil. O objetivo é o de, mediante observações ... -
A poética da formação: Gaston Bachelard e a educação
(2024-03-12) -
A politicidade da formação inicial de professores : uma análise das experiências formativas do/no Programa Mais Educa São Leo
(2024-06-08)Esta pesquisa, de cunho qualitativo, buscou compreender como a participação de estudantes voluntárias do curso de Pedagogia no Programa Mais Educa São Leo, em São Leopoldo/RS, pode contribuir para o desenvolvimento da ...