Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Anzeige der Dokumente 81-100 von 365
-
Círculos de cultura no Rio Grande do Sul : um movimento de alfabetização realizado a partir de Paulo Freire (1963-1964)
(2022-08-04)A presente tese vinculada à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul objetivou analisar o contexto histórico e a constituição dos círculos de cultura, ... -
Gamificação com foco em narrativa e relações com o saber de estudantes: uma experiência no ensino superior
(2022-07-29)Esta pesquisa nasce com a intenção de contribuir com a construção de subsídios teórico-práticos para o avanço da gamificação como estratégia utilizada em ambientes educacionais, de modo a proporcionar boas experiências de ... -
Ecos e ressonâncias de movimentos cartográficos em cotidianos profissionais: a etnomatemática inspirando práticas educativas para o ensino da matemática
(2022-07-09)Esta tese foi desenvolvida partindo do pressuposto de que o conhecimento matemático precisa "surgir" no processo de ensino e aprendizagem, não apenas na sua dimensão formal, mas em termos de competências e condutas por ... -
A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação
(2022-07-08)A pesquisa versa sobre a inserção das técnicas de Inteligência Artificial na educação, bem como o reconhecimento das características que envolvem o uso dessas técnicas como prática mediadora para ensinar e aprender. De ... -
A constituição da identidade de estudantes surdos : o protagonismo dos surdos na escola bilíngue
(2022-07-07)Essa dissertação tem com como objetivo analisar como os professores surdos e os alunos egressos de uma escola bilíngue para Surdos percebem o papel da comunidade escolar na constituição da identidade surda. Para esse estudo, ... -
Mediação pedagógica no processo de educação pré-natal: atuação do pedagogo na perspectiva da educação popular
(2022-07-01)A presente dissertação investiga de que maneira a mediação pedagógica na educação pré-natal pode contribuir a partir da perspectiva de uma educação popular. Pensar possibilidades de apoio e potencialização do objeto de ... -
Processo de inclusão, aprendizagens e acessibilidade: imersões com pessoas com deficiência visual
(2022-06-24)Esta tese investiga de que forma o movimento de trocas entre videntes e pessoas com deficiência visual em diferentes contextos compõe o processo de inclusão, considerando as vivências, as aprendizagens e a acessibilidade. ... -
A manifestação da sensibilidade na dança como possibilidade de formação humana: um estudo a partir da hermenêutica filosófica
(2022-06-11)O presente estudo propõe investigar o caráter formativo da dança a partir da manifestação da sensibilidade, tendo a hermenêutica filosófica de Gadamer como referencial teórico. A dissertação, resultante da pesquisa, ... -
Nem tudo que parece é: as bibliotecas comunitárias caxienses e as suas relações com o poder público municipal
(2022-04-29)Alicerçada no campo da Educação e em diálogo com a Biblioteconomia, esta tese estuda as bibliotecas comunitárias na perspectiva de espaços de transformação social no viés da educação não-formal. O problema de pesquisa visa ... -
Os professores do atendimento educacional especializado e dos anos finais do ensino fundamental na rede municipal de Nova Prata - RS : articulação entre os profissionais
(2022-04-05)A Inclusão Escolar é uma temática que tem marcado presença em inúmeras discussões a respeito da educação nas últimas décadas. Esta temática, que inicia um grande movimento a partir da década de 1990, ganha mais enfoque a ... -
Sociedade e formação na tradição adorniana : perspectivas emancipatórias para além do neoliberalismo
(2022-03-16)Essa dissertação aborda o conceito de formação a partir da reflexão adorniana sobre educação e a crítica acerca dos efeitos da indústria cultural para a formação humana. Trata-se de investigação teórica, que identifica ... -
Narrativas de uma mulher educadora/professora negra : constituição identitária e a escrita como combate à invisibilidade
(2022-03-16)A presente dissertação, de cunho autobiográfico e de natureza qualitativa, teve por objetivo responder às inquietudes dos meus percursos de vida, relacionando-os com saberes científicos a partir de minha empiria. Nesse ... -
A experiência da velhice à flor da pele: o gesto da dança como formação do sujeito velho
(2022-03-15)O presente estudo propõe-se a investigar os conceitos de corpo na fenomenologia de Merleau- Ponty e experiência na hermenêutica de Gadamer, a fim de analisar suas contribuições para a experiência estética do gesto dançado ... -
Aprendizado como potência de agir: uma tentativa na alfabetização
(2022-03-14)O tema alfabetização ensaia junto à filosofia da educação da diferença por meio de uma tentativa de aproximar o aprendizado como potência de agir à alfabetização. A partir da problematização, o objetivo ensaia a tentativa ... -
Texto como escritura: conselhos em alfabetização
(2022-03-15)Esta dissertação problematiza a noção de texto no ensino da alfabetização no 1° ano do Ensino Fundamental, investigando, por meio de legislações voltadas à educação, o texto para: a função escolar, prática social e escritura. ... -
11 de março de 2020: diário de uma vagabunda alfabetizadora
(2022-03-15)A presente dissertação é inspirada nos diários da jovem escritora Anne Frank (2018) e na artista plástica Frida Kahlo (2017), procura mostrar ao modo de diário uma professora vagabunda alfabetizadora que retalha atividades ... -
Mulheres nas ciências exatas: condições que possibilitam suas escolhas profissionais
(2022-03-01)Esta tese investigou condições que possibilitam as escolhas profissionais das mulheres que optam pela área das Ciências Exatas. A mulher, invisibilizada na história, já ocupa muitos espaços profissionais, mas a área das ... -
O processo da pesquisa para estudantes do 4º ano do ensino fundamental a partir da elaboração, construção e análise de projeto de aprendizagem investigativa
(2022-02-28)O objetivo deste estudo é compreender como ocorre o processo da pesquisa para estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental a partir da elaboração, construção e análise do Projeto de Aprendizagem Investigativa, a fim de ... -
Educação e linguagem : estudo polifônico da compreensão leitora do cego congênito
(2022-02-24)O presente estudo objetiva contribuir para o processo de compreensão leitora de pessoas com cegueira congênita sob a ótica da polifonia linguística. Nesse sentido, tem em vista a importância da aprendizagem pelo Sistema ... -
Histórias e memórias do curso comercial do Colégio São Carlos de Caxias do Sul/RS (1940-1969)
(2022-02-24)O presente estudo investigou a história do Curso Comercial da Escola Técnica do Comércio do Colégio São Carlos, em Caxias do Sul/RS, a partir das memórias de egressas do período compreendido entre 1940 e 1969. O Colégio ...