Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 61-80 of 410
-
A poética da formação: Gaston Bachelard e a educação
(2024-03-12)A presente dissertação de mestrado apresenta os resultados de uma pesquisa em Filosofia da Educação. Investigou-se a formação poética do ser através da obra estética do filósofo francês Gaston Bachelard. Através de uma ... -
Mulheres, intelectuais e professoras : a história das mulheres pelo olhar feminino de historiadoras da região colonial italiana do Rio Grande do Sul
(2024-03-06)Esta tese tem como tema o estudo dos itinerários de vida, de docência e de produção científica das professoras e historiadoras caxienses Cleci Eulalia de Favaro, Heloisa Delia Eberle Bergamaschi, Loraine Slomp Giron e Maria ... -
A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica
(2024-03-04)O professor, ao realizar sua prática de sala de aula, tem como base o conhecimento técnico oriundo de sua formação, e, além disso, leva consigo pré-conceitos que influenciam na tomada de decisão para ensinar tal assunto. ... -
Jovens e ensino médio em tempo integral: sentidos atribuídos ao macrocomponente curricular núcleo articulador
(2024-02-26)Esta tese, construída e defendida junto ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), teve como objeto de investigação o Programa de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), política que alterou a carga ... -
As pedagogias de acolhimento das crianças e adolescentes institucionalizados e adotados
(2024-02-23)Esta pesquisa apresenta um estudo sobre as pedagogias de acolhimento e ensino de crianças e adolescentes institucionalizados e adotados. Está vinculada à Linha de Pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e ... -
Narrativas literárias no livro didático : Apoema 6º e 7º ano
(2024-02-17)O ato de narrar acompanha o ser humano desde a antiguidade e, pelo papel que a narração desempenha na vida das pessoas, a narrativa literária foi eleita como o objeto de estudo desta pesquisa, a qual integra o grupo de ... -
Formação continuada e pandemia da COVID-19: um estudo a partir da experiência docente no ensino fundamental de Ipueiras - CE
(2024-01-27)A pesquisa intitulada "Formação continuada e pandemia da Covid-19: um estudo a partir da experiência docente no ensino fundamental de Ipueiras-CE", tem como principal objetivo, analisar de que modo a formação continuada ... -
A potência estética e humanizadora do contador de histórias
(2024-01-27)O contar é uma forma de registrar e partilhar a experiência e a cultura humana às gerações. No Brasil, desde a criação do PROLER, o modo de compartilhar a literatura pela contação de histórias vem ganhando força e se ... -
Experiência escolar juvenil em periferia urbana: sentimentos de injustiça e processos de reconhecimento
(2024-01-27)Esta pesquisa de tese, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, em parceria com a Universidade do Planalto Catarinense, no período de outubro de 2019 a outubro de 2023, teve ... -
Uma instituição de educação infantil e sua história, a Nostri Bambini (Vila Flores/RS, 1999-2019)
(2024-01-26)A presente dissertação tem como referência a Escola Municipal de Educação Infantil Nostri Bambini, localizada no município de Vila Flores/RS, sobre a qual pesquisei a trajetória educacional e histórica. O recorte temporal, ... -
Gestão democrática: processos educacionais e as práticas gestoras nas escolas municipais de Icó-Ceará
(2024-01-10)A presente pesquisa intitulada "Gestão Democrática: processos educacionais e práticas gestoras nas escolas municipais de Icó - Ceará" foi realizada junto ao curso de Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul, ... -
Práticas educativas baseadas na cultura maker : um estudo bibliográfico
(2023-12-28)A presente pesquisa investigou práticas educativas baseadas na cultura maker, suas características, possíveis contribuições para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental além das possíveis ... -
A pré-escola no mundo digital: análise de percepções, práticas educativas e desafios de professores de uma escola em Bragança-Pará.
(2023-12-25)Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Caxias do Sul. O objetivo geral consiste em analisar percepções, práticas educativas e desafios de professores da ... -
Estudantes com Transtorno do Espectro Autista nos anos finais do ensino fundamental : a escuta dos educadores
(2023-12-18)Esta dissertação constitui-se em um estudo qualitativo exploratório e objetiva analisar o processo de inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir das práticas pedagógicas direcionadas a eles, ... -
Ética do ser humano e ética de mercado : experiências formativas do ser mulher em TI
(2023-12-15)Em um momento histórico em que a tecnologia da informação (TI) torna-se cotidiana e presente em praticamente todas as ações humanas, falar sobre as questões éticas envolvidas nesse contexto - sobretudo para quem as produz, ... -
O processo de implantação da assessoria pedagógica da inclusão em Caxias do Sul/RS na Secretaria Municipal de Educação (1998-2004)
(2023-12-09)Esta dissertação tem como objetivo investigar o processo de implantação da assessoria à inclusão no município de Caxias do Sul, na Secretaria Municipal de Educação (SMED) a partir do olhar da assessoria pedagógica, com o ... -
Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha
(2023-12-12)O presente estudo teve como pergunta de pesquisa "Como ocorreram as práticas discentes, em turmas de 7° ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Matemática, de uma escola da rede privada da Serra Gaúcha, nos anos de ... -
A dimensão da amorosidade no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Luiz Paulino Mártires, Bragança/PA
(2023-12-12)Esta dissertação de Mestrado investiga o Projeto Político-Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Luiz Paulino Mártires, em Bragança/PA, com o objetivo de investigar como a dimensão da amorosidade ... -
A formação continuada de professoras no contexto da educação infantil
(2023-12-12)A presente pesquisa, intitulada "A Formação Continuada de Professoras no Contexto da Educação Infantil", está vinculada à linha de pesquisa "Processos educacionais, linguagem, tecnologia e inclusão", bem como ao Observatório ... -
Formação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escuta
(2023-12-12)A presente pesquisa contempla os estudos da formação docente em contexto na Educação Infantil pelo viés da perspectiva da Pedagogia da escuta. Teve como objetivo geral investigar quais as potencialidades que emergem da ...
