Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 41-60 of 353
-
Sentidos que um mestrado acadêmico em educação pode ter na formação de professores e professoras da educação básica
(2023-03-22)A presente pesquisa contempla a formação de professores e professoras da educação básica em um mestrado acadêmico em educação. Buscamos investigar que sentidos um mestrado acadêmico em educação pode ter na formação de ... -
Processos educacionais e o pensamento decolonial: possíveis diretrizes de uma educação para além do pomar
(2023-03-24)Esta Tese tem como intenção elaborar possíveis diretrizes pautadas nos processos educacionais e no pensamento decolonial voltadas para uma educação para além do pomar, por meio de uma revisão de literatura apoiada em ... -
História e cultura afro-brasileira : proposta de ensino intercultural em uma escola pública do município de Vacaria/ RS
(2023-03-24)Esta pesquisa investiga de que modo a diversidade étnico-racial, em especial, a cultura afro-brasileira, é abordada no currículo do Ensino Fundamental, na disciplina de História, a partir da Lei 10.639/03, que prevê o ... -
A percepção de professores dos anos finais do ensino fundamental de uma rede pública municipal de ensino em relação ao trabalho da coordenação pedagógica
(2023-03-23)Esta dissertação apresenta um estudo cujo objetivo foi compreender as percepções dos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal na serra gaúcha em relação ao trabalho da ... -
Universidades comunitárias e compromisso social emtempos de mercantilização da educação superior : "o dizer a sua palavra" na percepção de investigadores da educação
(2023-03-25)Esta Tese de doutorado versa sobre as Universidades Comunitárias e Compromisso Social em tempos de mercantilização da educação superior: "o dizer a sua palavra" na percepção de investigadores da educação. Para a concretização ... -
Círculo de leitura: experiências de leitura literária com jovens leitores
(2023-03-20)Esta pesquisa problematiza as experiências de leitura literária e suas implicações no processo de construção identitária de jovens alunos de ensino médio, participantes de um projeto de leitura, em formato de círculo ... -
Dinâmicas pedagógicas na engenharia de controle e automação no contexto da indústria 4.0
(2023-03-17)A história das revoluções industriais revela diversas mudanças significativas que afetam a sociedade, tanto no âmbito profissional quanto no educativo. As tecnologias referentes à quarta revolução industrial, conhecida ... -
Uma coordenação pedagógica e sua escrita
(2023-03-10)O que escreve uma coordenação pedagógica quando investe em movimentos de cartoculinar? Essa presumível pergunta é a questão que movimenta esta pesquisa. Toma-se cartoculinar, como ato de uma coordenação pedagógica baiana ... -
O curso técnico subsequente em agropecuária do IFRS – Campus Vacaria/RS: percursos em busca da profissionalização (2016-2018)
(2023-03-07)Esta pesquisa buscou estudar os sentidos da formação profissional para os egressos do Curso Técnico em Agropecuária na modalidade subsequente do IFRS - Campus Vacaria, localizado na cidade de Vacaria (RS), cuja economia ... -
A popularização da ciência em uma universidade comunitária : as reverberações dos projetos de pesquisa na ótica do pesquisador
(2023-03-06)Esta pesquisa de tese foi desenvolvida com o objetivo de identificar a percepção da popularização da ciência por parte dos pesquisadores com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq, de uma Instituição de Ensino Superior ... -
Formação inicial de professores e autonomia: um estudo com estudantes e docentes de licenciaturas da área de ciências exatas
(2023-02-28)A presente pesquisa foi realizada tendo em vista o objetivo de analisar como a formação de professores propicia que os estudantes de licenciaturas da área de ciências exatas desenvolvam sua autonomia em seus percursos ... -
Das culturas das infâncias para uma educação emancipatória na educação infantil
(2023-02-15)Este estudo analisa as culturas das infâncias que se manifestam no cotidiano de uma escola de educação infantil pública no interior do Rio Grande do Sul, durante as atividades pedagógicas, planejadas e livres nos diferentes ... -
A BNCC e a prática pedagógica no cotidiano escolar : a implementação da política curricular em Caxias do Sul
(2023-02-08)Essa dissertação valeu-se da Base Nacional Comum Curricular como objeto de estudo, mais precisamente sobre sua implementação na rede pública de ensino do município de Caxias do Sul/RS. Teve como principal objetivo ... -
Cata-ventos de poesia : vivências poéticas com crianças na pré-escola
(2023-02-04)Esta dissertação parte da perspectiva de que infância e poesia parecem feitas da mesma matéria, dado o modo como concebem e revelam o mundo. Nesse sentido, busca-se aproximar tais elementos, apresentando estudo sobre a ... -
Atuação e formação docente na educação básica diante da pandemia da Covid-19 : um estudo de caso na perspectiva decolonial
(2023-01-21)Esta dissertação constitui-se em uma pesquisa qualitativa acerca da atuação e da formação docente na Educação Básica diante da pandemia da Covid-19: um estudo de caso na perspectiva Decolonial. O problema trabalhado nesta ... -
Contribuições dos pais para a aprendizagem de crianças diagnosticadas com TDAH : uma análise a partir da teoria de Vigotski
(2023-01-19)Atualmente, muito tem-se falado a respeito de diagnósticos psiquiátricos para justificar problemas de aprendizagem e de comportamento. O diagnóstico de TDAH é um dos principais na sociedade contemporânea. Muito presente ... -
Discursos da BNC-Formação enquanto mecanismos da biopolítica, noopolítica e psicopolítica : possíveis assujeitamentos de professores na educação
(2022-12-16)O objetivo desta dissertação é analisar como os discursos da BNC-Formação, enquanto mecanismos da Biopolítica, Noopolítica e Psicopolítica, produzem possíveis assujeitamentos de professores na educação. A metodologia ... -
Práticas pedagógicas nos anos finais do ensino fundamental da matemática no contexto da pandemia no período de 2020 a 2021
(2022-12-16)Apresentamos resultados de um estudo cujo objetivo foi o de identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas na área da Matemática, no Ensino Fundamental, Anos Finais, no contexto da pandemia. Para tanto, foi construído ...