Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 41-60 of 378
-
A pré-escola no mundo digital: análise de percepções, práticas educativas e desafios de professores de uma escola em Bragança-Pará.
(2023-12-25)Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Caxias do Sul. O objetivo geral consiste em analisar percepções, práticas educativas e desafios de professores da ... -
Estudantes com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental : a escuta dos educadores
(2023-12-18)Esta dissertação constitui-se em um estudo qualitativo exploratório e objetiva analisar o processo de inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir das práticas pedagógicas direcionadas a eles, ... -
Ética do ser humano e ética de mercado : experiências formativas do ser mulher em TI
(2023-12-15)Em um momento histórico em que a tecnologia da informação (TI) torna-se cotidiana e presente em praticamente todas as ações humanas, falar sobre as questões éticas envolvidas nesse contexto - sobretudo para quem as produz, ... -
O processo de implantação da assessoria pedagógica da inclusão em Caxias do Sul/RS na Secretaria Municipal de Educação (1998-2004)
(2023-12-09)Esta dissertação tem como objetivo investigar o processo de implantação da assessoria à inclusão no município de Caxias do Sul, na Secretaria Municipal de Educação (SMED) a partir do olhar da assessoria pedagógica, com o ... -
Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha
(2023-12-12)O presente estudo teve como pergunta de pesquisa "Como ocorreram as práticas discentes, em turmas de 7° ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Matemática, de uma escola da rede privada da Serra Gaúcha, nos anos de ... -
A dimensão da amorosidade no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Luiz Paulino Mártires, Bragança/PA
(2023-12-12)Esta dissertação de Mestrado investiga o Projeto Político-Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Luiz Paulino Mártires, em Bragança/PA, com o objetivo de investigar como a dimensão da amorosidade ... -
A formação continuada de professoras no contexto da educação infantil
(2023-12-12)A presente pesquisa, intitulada "A Formação Continuada de Professoras no Contexto da Educação Infantil", está vinculada à linha de pesquisa "Processos educacionais, linguagem, tecnologia e inclusão", bem como ao Observatório ... -
Formação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escuta
(2023-12-12)A presente pesquisa contempla os estudos da formação docente em contexto na Educação Infantil pelo viés da perspectiva da Pedagogia da escuta. Teve como objetivo geral investigar quais as potencialidades que emergem da ... -
Entre história e memórias: análise do processo de inclusão escolar de crianças com deficiência a partir de trajetórias docentes
(2023-11-29)Pesquisar o processo de escolarização e inclusão de crianças com deficiência torna- se relevante quando se pensa na história de exclusão e segregação vivida pelas pessoas com deficiência, bem como quando se reconhece a ... -
Ações educativas não formais como potencializadoras de desenvolvimento na agricultura familiar: o caso do programa sucessão rural familiar
(2023-11-15)A presente dissertação investigou o Programa Sucessão Rural Familiar, da Cooperativa Sicredi Pioneira - RS, como uma ação de educação não formal, buscando compreender a realidade vivida pelos sujeitos e suas famílias e ... -
Informática educativa na rede municipal de Caxias Sul: 20 anos de história - 1992-2012
(2023-11-11)Os computadores fazem parte da educação há pelo menos 40 anos, contudo, a História da Tecnologia na Educação ainda não é uma área consolidada no campo das pesquisas em História da Educação. Durante esse período, no Brasil, ... -
Os saberes e a formação permanente dos coordenadores pedagógicos frente aos desafios da transição dos estudantes do ensino fundamental para o ensino médio
(2023-10-12)A presente dissertação tem como título, Os Saberes e a Formação Permanente dos Coordenadores Pedagógicos frente aos desafios da Transição dos Estudantes do Ensino Fundamental para o Ensino Médio: um estudo nas escolas do ... -
Desafios do docente do ensino médio na transição do ensino presencial para o ensino remoto durante a pandemia da COVID19
(2023-09-23)O estudo investigou a experiência dos professores durante a transição do ensino presencial para o remoto durante a pandemia da Covid-19 em uma escola de referência em Pernambuco. Diante da necessidade de adaptação rápida ... -
O Grupo Escolar Onze de Agosto : processos de institucional e as festividades escolares em Nova Prata, RS (1960-1970)
(2023-08-11)A presente pesquisa buscou compor, com base em fontes documentais, os processos de institucionalização e de práticas de escolarização desenvolvidas no Grupo Escolar Onze de Agosto, entre 1960 e 1970. O recorte temporal ... -
Aprendizagem significativa no ensino de química com ênfase em atividades lúdicas e experimentais
(2023-07-29)A presente pesquisa teve como finalidade adaptar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa criada por Moreira e aplicá-la em uma aula de Química, permeando por atividades lúdicas e experimentais. O objetivo geral ... -
O navegar da docência no contexto neoliberal: (im)possibilidades de análise, na perspectiva da biopolítica.
(2023-06-20)Esta dissertação apresenta um estudo bibliográfico acerca da "Atuação docente no contexto neoliberal: (im)possibilidades de análise na perspectiva da biopolítica". A pesquisa está fundamentada no pensamento de Michel ... -
Histórias e memórias do Colégio Agrícola Professor Gustavo Augusto Lima (Lavras da Mangabeira, CE - 2011)
(2023-06-17)Este estudo investigou a história de uma instituição de educação profissional no estado do Ceará. Teve como objetivo geral analisar memórias e documentos sobre o Colégio Agrícola Professor Gustavo Augusto Lima (CAPGAL), ... -
A pandemia da Covid-19 e os impactos na aprendizagem do Ensino Médio na área de linguagem e suas tecnologias
(2023-05-05)Esta pesquisa investigou os impactos do contexto pandêmico (2020 e 2021) na aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, na área do conhecimento de Linguagens e suas Tecnologias. A pesquisa, de vertente qualitativa, teve ...