Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 416
-
História e cultura afro-brasileira no curso de letras/português da UFPE (1998-2018) : trajetórias, memórias e reflexões decoloniais
(2025-03-06)A presente tese, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, e abrigada no Grupheim – Grupo de Pesquisa História da Educação, ... -
Alfabetização científica no ensino fundamental de Carlos Barbosa/RS : diários de bordo à luz da teoria da transposição didática
(2025-03-01)Essa dissertação analisa a importância da formação do professor na apropriação do conhecimento docente relativo à Alfabetização Científica no Ensino Fundamental. O estudo teve por objetivo analisar a escrita dos alunos em ... -
Luz, câmera na educação: o cinema educativo e a renovação da cultura material escolar e da educação em Caxias do Sul - RS (1947-1960)
(2025-02-27)Esta tese vincula-se à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul e tem como objetivo o estudo do Cinema Educativo no Rio Grande do Sul, ... -
Letramento computacional e aprendizagem criativa : saberes docentes em movimento para a atuação na educação básica
(2025-02-20)Este trabalho aborda a formação continuada de professores da Educação Básica, com foco na inserção do Letramento Computacional e do Pensamento Computacional, articulados à Aprendizagem Criativa, como estratégias para atender ... -
Relatório final : estágio de pós-doutorado em educação, 2023-2024
(2025-02-06)O presente relatório tem por finalidade relacionar descritivamente as atividades acadêmico-científicas de Estágio Pós-doutoral realizadas no período de março de 2023 a novembro de 2024, no Programa de Pós-Graduação em ... -
Educação e linguagem : aprendizagem das preposições ‘para’ e ‘por’ pelo viés da semântica argumentativa, com vistas ao ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc)
(2025-02-12)Esta tese está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade de Caxias do Sul (UCS), à linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Volta-se para o estudo das ... -
O que e como dizem mulheres autoras de obras integrantes do PNLD literário 2023
(2025-02-11)Esta dissertação atenta para a composição do livro literário selecionado pelo PNLD Literário 2023 e ocupa-se de obras escritas e ilustradas por mulheres. A pesquisa integra ações do grupo de pesquisa Observatório de Leitura ... -
Da curiosidade à cultura científica: um movimento de autonomia para a vida por meio da pesquisa como princípio educativo
(2025-02-06)A pesquisa que culmina com esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, no Grupo de Pesquisa ... -
Escritecer : escrituras de crianças do ensino fundamental (5º ano)
(2025-02-05)Esta dissertação investiga rastros de literariedade em escrituras produzidas por crianças matriculadas no 5º ano do Ensino Fundamental, com base em experiências de leitura com obras pertencentes a acervos do PNLD Literário ... -
Processos de institucionalização do Grupo Escolar da Vila de Guaporé/RS (1926-1940)
(2025-01-28)Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Os grupos escolares foram institucionalizados no Brasil durante o período republicano ... -
Na alfabetização: o que dizem as crianças negras sobre a negritude
(2025-01-28)A escrita intitulada Na alfabetização: o que dizem as crianças negras sobre a negritude narra encontros que acontecem por meio de cinco ateliês-negritude, com crianças negras na alfabetização, matriculadas nas escolas ... -
O brincar de crianças em idade pré-escolar com deficiência Intelectual: considerações teóricas a partir de Vigotski
(2025-01-27)Esta dissertação tem como foco o estudo do desenvolvimento e aprendizagem da criança com deficiência intelectual. A perspectiva teórica escolhida é a teoria histórico-cultural e o modelo social da deficiência. Entende-se, ... -
Mais uma vez e apesar de tudo, o que pode uma educação
(2025-01-23)Desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, o estudo de doutoramento tem seu primeiro motor na suspeita freudiana de ... -
Atravessamentos e implicações na vida acadêmica de estudantes autistas no ensino superior
(2025-01-23)Esta pesquisa está circunscrita no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, sob a linha de pesquisa: Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão, objetiva compreender os ... -
Educação indígena Kaingang : mediações, histórias e memórias (Canela/RS)
(2025-01-17)Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, curso de Mestrado da Universidade de Caxias do Sul. A investigação trata do grupo Kaingang que ... -
Educação musical não formal e autismo : estudo das percepções e práticas de professores de escola de música de Caxias do Sul (RS)
(2025-01-17)Esta pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na Linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão, objetiva analisar as percepções ... -
Abordagem Reggio Emilia na educação infantil: um olhar histórico-educacional para a documentação "pedagógica"
(2024-12-12)Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul e na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, tem como objetivo investigar dentro da perspectiva histórico-educacional, a ... -
Autonomia em perspectiva emancipatória no cenário da biopolítica na contemporaneidade: educação no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos
(2024-12-10)A presente dissertação propõe-se investigar o conceito de autonomia e emancipação, tendo presente o horizonte da biopolítica na contemporaneidade, no âmbito do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) a ... -
Formação continuada com foco na cultura digital no ambiente educacional na rede pública municipal em Bento Gonçalves
(2024-11-19)Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul e à linha de pesquisa "Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão." O estudo está no projeto - ... -
Educação Integral na pré-escola: um estudo sobre a iniciativa de Bento Gonçalves/RS
(2024-11-14)Esta dissertação apresenta um estudo sobre a educação integral na pré-escola. Direcionada às crianças de 4 e 5 anos, a pré-escola faz parte da etapa da Educação Infantil e, neste trabalho, nosso foco voltou-se à iniciativa ...
