Auflistung Doutorado Acadêmico em Educação nach Autor "Stecanela, Nilda"
Anzeige der Dokumente 1-15 von 15
-
Aprendizagem no cotidiano escolar: direitos, experiências e percepções discentes
Lemons, Caroline Caldas (2020-12-23)Esta tese teve como objetivo geral, por meio de narrativas sobre as experiências estudantis, estabelecer possíveis conexões entre as Culturas de Intervenção Pedagógica (de reprodução, recomendação, disciplina, outorga/tr ... -
A arquitetura da experiência acadêmica : um estudo de caso em uma universidade comunitária
Inda, Pedro Augusto Alves de (2024-03-20)Esta tese, ancorada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, procurou identificar como os estudantes do ensino superior constroem a arquitetura de sua experiência acadêmica. A partir desse ... -
Cidades rebeldes, efervescentes e educadoras: em Caxias do Sul/RS, quanto de passado existe em nosso presente?
Comarú, Itamar Ferretto (2021-02-23)Ao problematizar um documento da década de 1950 em que se se faziam perceber determinadas ações de xenofobia e racismo desenvolvidas por algumas barbearias de Caxias de Sul, um outro ponto seria percebido: haveria, ali, ... -
Experiência escolar juvenil em periferia urbana: sentimentos de injustiça e processos de reconhecimento
Silva, Jourdan Linder (2024-01-27)Esta pesquisa de tese, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, em parceria com a Universidade do Planalto Catarinense, no período de outubro de 2019 a outubro de 2023, teve ... -
Formação inicial de professores e autonomia: um estudo com estudantes e docentes de licenciaturas da área de ciências exatas
Peruchin, Débora (2023-02-28)A presente pesquisa foi realizada tendo em vista o objetivo de analisar como a formação de professores propicia que os estudantes de licenciaturas da área de ciências exatas desenvolvam sua autonomia em seus percursos ... -
Horizontes da complexidade: a religação dos saberes cuidado de si e autoética como contribuição à atuação docente
Soave, Cláudia (2021-03-01)As implicações da biopolítica se caracterizam pela capilaridade de um modus operandi que, de certa forma, se converte na sociedade, como uma maneira de viver condicionada às relações de poder-saber, apreendidas do sistema ... -
Jovens e ensino médio em tempo integral: sentidos atribuídos ao macrocomponente curricular núcleo articulador
Arruda, Arlene Aparecida de (2024-02-26)Esta tese, construída e defendida junto ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), teve como objeto de investigação o Programa de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), política que alterou a carga ... -
Juventudes do século XXI e o cotidiano do ensino médio no Rio Grande do Sul: por entre as dobras do Seminário Integrado
Moraes, Cineri Fachin (2019-08-30)Esta tese se filia ao campo de investigação sobre a relação entre juventude e escola, bem como à política educacional que modificou a organização curricular do Ensino Médio do Rio Grande do Sul, ao estimular uma prática ... -
Mediações pedagógicas no território de empoderamento popular : uma experiência em processo / Caxias do Sul - RS
Pedro, Joanne Cristina (2022-08-26)Esta tese se constitui como uma escrita imbricada na práxis, no ato de conhecer que se estabelece, acessando metodologicamente a realidade e se insere no diálogo com o campo teórico que estuda as relações entre Movimentos ... -
Nem tudo que parece é: as bibliotecas comunitárias caxienses e as suas relações com o poder público municipal
Silveira, João Paulo Borges da (2022-04-29)Alicerçada no campo da Educação e em diálogo com a Biblioteconomia, esta tese estuda as bibliotecas comunitárias na perspectiva de espaços de transformação social no viés da educação não-formal. O problema de pesquisa visa ... -
Pedagogia radical e inclusiva : nas trilhas de elementos educativos para uma cidadania mais consciente
Sabbi, Carlos Roberto (2020-04-30)Este trabalho contextualiza tensões e questionamentos sobre a situação econômica mundial e a extraordinária desigualdade social que afasta cada vez mais ricos de pobres, como ponto de partida, trazendo elementos importantes ... -
A popularização da ciência em uma universidade comunitária : as reverberações dos projetos de pesquisa na ótica do pesquisador
Piccoli, Marcia Speguen de Quadros (2023-03-06)Esta pesquisa de tese foi desenvolvida com o objetivo de identificar a percepção da popularização da ciência por parte dos pesquisadores com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq, de uma Instituição de Ensino Superior ... -
A relação com o saber docente na linguagem de programação
Boell, Márcia (2024-04-03)Esta Tese consiste na investigação sobre a relação com o saber na Linguagem de Programação (LP), tendo como objetivo compreender os processos de mobilização com o saber nos sentidos atribuídos pelo(a) professor(a) no ensino ... -
A relação do docente com o saber: sentidos atribuídos aos referenciais curriculares e ao ensinar no cotidiano da escola pública
Zanette, Carla Roberta Sasset (2020-03-16)No cenário educacional, muitas são as reflexões e debates acerca de referenciais curriculares e seus deslocamentos para os processos de aprendizagem e de ensino no contexto escolar. Diante disso, o objetivo principal da ... -
"A vida", "O balão" e "O pássaro": análise de uma política de formação de leitores na perspectiva inclusiva
Real, Daniela Corte (2020-02-10)Esta Tese tem como objetivo analisar a materialidade dos acervos e o uso do PNBE, a partir da Análise Dialógica do Discurso (ADD), de Bakhtin, com a finalidade de propor indicadores de acessibilidade, que pudessem auxiliar ...