Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática: Recent submissions
Items 21-40 di 84
-
Biologando com o App Inventor : uma proposta para a formação de professores de Ciências Biológicas
(2023-05-31)O avanço do uso das tecnologias educacionais no Brasil tem recebido maior atenção, principalmente após a eclosão da COVID-19, no ano de 2020. A utilização de salas interativas, gamificação e aplicativos passaram a compor ... -
Ensino de inteligência artificial : uma proposta de formação docente nas disciplinas STEAM
(2023-04-29)Graças a esforços científicos, a disseminação do pensamento computacional intensificou as inovações tecnológicas com uso de inteligência artificial, tornando-as imprescindíveis em nosso cotidiano. Embora presente no meio ... -
Uma unidade de ensino potencialmente significativa para promover a aprendizagem de ondulatória no ensino médio
(2023-04-11)Atualmente, muitas pesquisas voltadas ao ensino de Física têm sido realizadas em programas aacadêmicos e profissionais. Um desafio, entre tantos outros relacionados aos fenômenos educacionais, tem sido compreender as ... -
Mentalidade matemática de crescimento e aprendizagem sobre frações: estratégias de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental
(2023-03-22)O presente texto discorre sobre o desenvolvimento de uma pesquisa, que foi realizada no intuito de investigar se a aplicação de estratégias de ensino na aprendizagem sobre frações, baseadas nos estudos a respeito da ... -
Possibilidade de letramento matemático para estudantes que estão finalizando o ensino fundamental utilizando estratégias de aprendizagem ativa
(2023-03-10)Neste trabalho é apresentada uma pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática que consistiu em uma investigação empírica aplicada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental sobre conceitos de Área e Perímetro de Figuras ... -
Aprendizagem ativa: uma intervenção pedagógica no componente curricular de Banco de Dados II
(2023-01-20)Este trabalho de pesquisa apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma intervenção pedagógica realizada em um contexto híbrido de ensino, durante a pandemia de Covid-19, no ano de 2021. A pesquisa envolveu 26 estudantes ... -
Aplicativo educacional Arte Aqui! uma proposta baseada na cartografia dos sentidos
(2022-12-10)A Cartografia dos Sentidos possibilita a construção de saberes por meio das ambiências, dos modos de fazer da matéria, e percepções individuais e coletivas dos espaços. Por meio da Cartografia dos Sentidos, buscou-se neste ... -
Astronomia no ensino de ciências por meio de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de acordo com a BNCC
(2022-09-27)Este trabalho de pesquisa apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma intervenção pedagógica online no Ensino de Ciências, com estudantes do Ensino Fundamental II, sobre o tema de Astronomia. Escolheu-se o método ... -
Equação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativa
(2022-08-30)O presente trabalho trata da aprendizagem da equação do segundo grau, na disciplina de Matemática, buscando expor sua relevância para a solução de problemas em diversas áreas do conhecimento. Para tanto, é importante que ... -
Sequência didática para o ensino introdutório da física aplicada à radiologia em nível técnico
(2022-08-11)A proposta apresentada neste projeto de pesquisa visou o ensino introdutório, em nível técnico, dos conceitos acerca da produção e das interações da radiação X com a matéria, fenômenos associados à produção da imagem ... -
Matemática na prática: uma proposta de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
(2022-04-28)Este estudo tem por objetivo contribuir para o aprimoramento da prática docente de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da formação continuada em Matemática. O público-alvo da ... -
Educação estatística no ensino básico : interpretando dados reais
(2022-03-21)O presente estudo buscou analisar o desenvolvimento de uma proposta de ensino de Estatística para o 9º ano do Ensino Fundamental, aplicada com foco no letramento, raciocínio e pensamento estatístico. Objetivou-se constatar ... -
Ensino de ciências por meio da aprendizagem baseada em problemas: contribuições para o ensino da temática saúde pública
(2022-03-18)Este trabalho consiste na aplicação do método Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para averiguar como este pode contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à temática "saúde pública". ... -
Formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básica
(2022-02-01)Inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, o presente trabalho descreve uma pesquisa sobre a formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do ... -
O ensino e aprendizagem em botânica por meio de aulas práticas dialógicas
(2021-09-22)A Botânica em inúmeras situações de ensino e aprendizagem é abordada de forma superficial por ser considerada difícil e desinteressante. Grande parte dessa situação pode estar relacionada a carência de atividades práticas ... -
Ilha interdisciplinar de racionalidade com o tema "Churrasco saudável": promovendo alfabetização científica e tecnológica no Ensino Fundamental II
(2021-03-24)Este trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma investigação em Ensino de Ciências e Matemática, que teve por objetivo verificar a ocorrência dos atributos da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) ... -
Formação continuada em matemática: aprendizagem ativas nos anos iniciais do ensino fundamental
(2020-12-03)Esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola particular da cidade de Caxias do Sul - RS. A pesquisa buscou responder à ... -
Motivação docente: interfaces, diálogos e possibilidades
(2020-11-10)O presente texto apresenta a sistematização do estudo realizado cujo objeto de pesquisa foi a motivação docente e a mediação pedagógica no Ensino Fundamental. A investigação aqui descrita, inserida no paradigma naturalístico, ... -
A matemática da miniempresa: conhecimentos para desenvolver visões empreendedoras no contexto escolar
(2020-09-30)Este trabalho relata uma pesquisa qualitativa que envolveu estudantes do turno da noite do terceiro ano do Ensino Médio. O tema principal escolhido para o seu desenvolvimento foi a aprendizagem Matemática tendo como pano ... -
Inclusão na educação básica: formação continuada para professores de estudantes com deficiência
(2020-08-25)Este trabalho foi desenvolvido visando ao estudo da Educação Especial por meio de um seminário de formação continuada realizado com um grupo de professores da Educação Básica. O referido seminário foi planejado com o ...