Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática: Envíos recientes
Mostrando ítems 1-20 de 100
- 
Cálculo de distâncias inacessíveis : uma viagem astronômica 
(2025-10-10)Esta dissertação investigou de que forma uma unidade de aprendizagem contextualizada pela Astronomia pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento trigonométrico de estudantes do Ensino Médio, com foco no cálculo ... - 
Sequência de ensino investigativa no estudo de isomeria óptica 
(2025-10-07)A aprendizagem de Química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada, para que estes possam julgar, com fundamentos, as informações ... - 
Desafios na escola : uma proposta de plataforma multidisciplinar gamificada apoiada na aprendizagem ativa 
(2025-10-01)Esta pesquisa propôs o desenvolvimento de uma plataforma multidisciplinar gamificada voltada ao contexto escolar, com o objetivo de promover a Aprendizagem Ativa e a resolução de desafios interdisciplinares. A integração ... - 
Estratégias de ensino e aprendizagem de desenho geométrico em aulas remotas para alunos da educação básica 
(2025-08-27)A educação matemática, com foco no ensino do Desenho Geométrico, enfrenta desafios significativos em ambientes de aprendizagem remota. Este estudo explora estratégias ativas e interativas, utilizando o software GeoGebra, ... - 
Projeto de pesquisa em feira de ciências escolar como estratégia para alfabetização científica e tecnológica 
(2025-07-10)Esta dissertação apresenta uma reflexão acerca da elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática voltada ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa para ser apresentado em Feira de Ciências, visando promover ... - 
Resolução de problemas no ensino de área e volume de prismas : uma sequência didática com foco na realidade 
(2025-06-12)Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver uma proposta de ensino para a aprendizagem de prismas através de métodos ativos de aprendizagem, resolução de problemas do cotidiano de alunos do terceiro ano do ensino médio ... - 
Mobilizando a LGPD na escola : uma proposta de ensino através do júri simulado 
(2025-06-07)A crescente inserção das tecnologias digitais na vida dos estudantes, juntamente com os riscos associados ao uso inadequado da internet, evidencia a necessidade de um ensino que vá além da abordagem técnica. Esta pesquisa ... - 
Equações polinomiais do 2° grau : uma abordagem pedagógica à luz de teorias de aprendizagem ativa e do pensamento computacional 
(2025-05-01)Esta pesquisa investigou a contribuição da utilização de estratégias de aprendizagem ativa e do pensamento computacional na aprendizagem de equações polinomiais do 2° grau por estudantes do nono ano do Ensino Fundamental ... - 
Curso de formação continuada para professores em serviço: aprendizagem ativa de matemática no ensino fundamental 
(2025-02-13)A formação continuada de professores é essencial para a qualificação do ensino e a valorização do docente. Esta dissertação investiga como estratégias de aprendizagem ativa podem contribuir para o aprimoramento da prática ... - 
Medidas de comprimento : uma sequência didática na perspectiva interdisciplinar para o ensino fundamental 
(2025-01-29)A presente dissertação é o relato de uma pesquisa acerca da elaboração, aplicação e validação de uma sequência didática com práticas interdisciplinares voltado ao ensino e à aprendizagem das medidas de comprimento para o ... - 
Desenvolvimento de habilidades como uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do Geogebra 
(2025-01-16)A presente dissertação é o relato de uma pesquisa que visou a elaboração, aplicação e avaliação de uma proposta de sequência didática para o ensino de triângulos para o oitavo ano do Ensino Fundamental. A sequência didática ... - 
Sequência didática dialética para o ensino e aprendizagem de números inteiros 
(2025-01-10)Este estudo concentra-se no trabalho com números inteiros, especialmente os elementos negativos, para alunos do 7º ano. Trata-se de uma pesquisa aplicada, que busca resolver problemas identificados na prática profissional ... - 
Aprendizagem e matemática na pré escola : interações e brincadeiras inspiradas em histórias infantis 
(2024-12-12)Esta pesquisa, intitulada Aprendizagem de Matemática na Pré-escola: interações e brincadeiras inspiradas em histórias infantis, está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) da ... - 
Uma proposta de UEPS interdisciplinar para o desenvolvimento do empreendedorismo sustentável nas áreas de educação financeira e ciências da natureza 
(2024-12-04)A educação e a sociedade contemporânea estão em constante transformação, exigindo que os estudantes estejam cada vez mais preparados para além dos muros escolares. Entre os temas que precisam ser discutidos e trabalhados ... - 
Transposição didática : da apresentação literal dos saberes ao consumo consciente de energia elétrica reflexões sobre a aprendizagem de eletrodinâmica no ensino médio 
(2024-11-29)O ensino de Eletrodinâmica nos espaços escolares ainda é permeado por práticas docentes abstratas e que não promovem uma aprendizagem duradoura e nem significativa para os alunos. Nesse sentido, à luz da Transposição ... - 
O problema da matéria escura: astrofísica contemporânea no ensino de física 
(2024-11-27)Este trabalho apresenta uma pesquisa que investiga como uma sequência didática focada na apresentação e discussão sobre matéria escura nos processos de ensino-aprendizagem em aulas de física do Ensino Médio pode influenciar ... - 
Uma unidade de ensino potencialmente significativa sobre frações aplicada na disciplina de didática da matemática do curso normal 
(2024-11-13)Este trabalho apresenta o planejamento, a aplicação e a avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre Frações Aplicada na Disciplina de Didática da Matemática do Curso Normal, vinculada ao ... - 
Sequência de ensino investigativa no ensino de soluções químicas 
(2024-11-09)O ensino de Química deve possibilitar aos estudantes de Ensino Médio uma compreensão abrangente e integrada das transformações químicas que ocorrem no mundo físico. Para isso, é necessário priorizar o processo de ... - 
Identificando as dificuldades de aprendizagem em álgebra no ensino médio através da prova do SAERS 
(2024-10-05)Esta dissertação irá apresentar UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ALGEBRA. A opção pela realização de um trabalho com essa temática se deu através da análise de dados obtidos a partir da prova SAERS (Sistema ... - 
Estratégias de aprendizagem para o ensino de equação de primeiro grau com aluno surdo 
(2024-09-28)Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver uma proposta de ensino para a aprendizagem de equação do primeiro grau por um aluno surdo através da utilização de materiais manipuláveis e jogos no planejamento, aplicação e ... 
