Mestrado Acadêmico em Educação: Envíos recientes
Mostrando ítems 21-40 de 314
-
Formação continuada e pandemia da COVID-19: um estudo a partir da experiência docente no ensino fundamental de Ipueiras - CE
(2024-01-27)A pesquisa intitulada "Formação continuada e pandemia da Covid-19: um estudo a partir da experiência docente no ensino fundamental de Ipueiras-CE", tem como principal objetivo, analisar de que modo a formação continuada ... -
Uma instituição de educação infantil e sua história, a Nostri Bambini (Vila Flores/RS, 1999-2019)
(2024-01-26)A presente dissertação tem como referência a Escola Municipal de Educação Infantil Nostri Bambini, localizada no município de Vila Flores/RS, sobre a qual pesquisei a trajetória educacional e histórica. O recorte temporal, ... -
Gestão democrática: processos educacionais e as práticas gestoras nas escolas municipais de Icó-Ceará
(2024-01-10)A presente pesquisa intitulada "Gestão Democrática: processos educacionais e práticas gestoras nas escolas municipais de Icó - Ceará" foi realizada junto ao curso de Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul, ... -
Práticas educativas baseadas na cultura maker : um estudo bibliográfico
(2023-12-28)A presente pesquisa investigou práticas educativas baseadas na cultura maker, suas características, possíveis contribuições para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental além das possíveis ... -
A pré-escola no mundo digital: análise de percepções, práticas educativas e desafios de professores de uma escola em Bragança-Pará.
(2023-12-25)Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Caxias do Sul. O objetivo geral consiste em analisar percepções, práticas educativas e desafios de professores da ... -
Estudantes com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental : a escuta dos educadores
(2023-12-18)Esta dissertação constitui-se em um estudo qualitativo exploratório e objetiva analisar o processo de inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir das práticas pedagógicas direcionadas a eles, ... -
Ética do ser humano e ética de mercado : experiências formativas do ser mulher em TI
(2023-12-15)Em um momento histórico em que a tecnologia da informação (TI) torna-se cotidiana e presente em praticamente todas as ações humanas, falar sobre as questões éticas envolvidas nesse contexto - sobretudo para quem as produz, ... -
O processo de implantação da assessoria pedagógica da inclusão em Caxias do Sul/RS na Secretaria Municipal de Educação (1998-2004)
(2023-12-09)Esta dissertação tem como objetivo investigar o processo de implantação da assessoria à inclusão no município de Caxias do Sul, na Secretaria Municipal de Educação (SMED) a partir do olhar da assessoria pedagógica, com o ... -
Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha
(2023-12-12)O presente estudo teve como pergunta de pesquisa "Como ocorreram as práticas discentes, em turmas de 7° ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Matemática, de uma escola da rede privada da Serra Gaúcha, nos anos de ... -
A dimensão da amorosidade no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Luiz Paulino Mártires, Bragança/PA
(2023-12-12)Esta dissertação de Mestrado investiga o Projeto Político-Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Luiz Paulino Mártires, em Bragança/PA, com o objetivo de investigar como a dimensão da amorosidade ... -
A formação continuada de professoras no contexto da educação infantil
(2023-12-12)A presente pesquisa, intitulada "A Formação Continuada de Professoras no Contexto da Educação Infantil", está vinculada à linha de pesquisa "Processos educacionais, linguagem, tecnologia e inclusão", bem como ao Observatório ... -
Formação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escuta
(2023-12-12)A presente pesquisa contempla os estudos da formação docente em contexto na Educação Infantil pelo viés da perspectiva da Pedagogia da escuta. Teve como objetivo geral investigar quais as potencialidades que emergem da ... -
Entre história e memórias: análise do processo de inclusão escolar de crianças com deficiência a partir de trajetórias docentes
(2023-11-29)Pesquisar o processo de escolarização e inclusão de crianças com deficiência torna- se relevante quando se pensa na história de exclusão e segregação vivida pelas pessoas com deficiência, bem como quando se reconhece a ... -
Ações educativas não formais como potencializadoras de desenvolvimento na agricultura familiar: o caso do programa sucessão rural familiar
(2023-11-15)A presente dissertação investigou o Programa Sucessão Rural Familiar, da Cooperativa Sicredi Pioneira - RS, como uma ação de educação não formal, buscando compreender a realidade vivida pelos sujeitos e suas famílias e ... -
Os saberes e a formação permanente dos coordenadores pedagógicos frente aos desafios da transição dos estudantes do ensino fundamental para o ensino médio
(2023-10-12)A presente dissertação tem como título, Os Saberes e a Formação Permanente dos Coordenadores Pedagógicos frente aos desafios da Transição dos Estudantes do Ensino Fundamental para o Ensino Médio: um estudo nas escolas do ... -
Desafios do docente do ensino médio na transição do ensino presencial para o ensino remoto durante a pandemia da COVID19
(2023-09-23)O estudo investigou a experiência dos professores durante a transição do ensino presencial para o remoto durante a pandemia da Covid-19 em uma escola de referência em Pernambuco. Diante da necessidade de adaptação rápida ... -
O Grupo Escolar Onze de Agosto : processos de institucional e as festividades escolares em Nova Prata, RS (1960-1970)
(2023-08-11)A presente pesquisa buscou compor, com base em fontes documentais, os processos de institucionalização e de práticas de escolarização desenvolvidas no Grupo Escolar Onze de Agosto, entre 1960 e 1970. O recorte temporal ... -
Aprendizagem significativa no ensino de química com ênfase em atividades lúdicas e experimentais
(2023-07-29)A presente pesquisa teve como finalidade adaptar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa criada por Moreira e aplicá-la em uma aula de Química, permeando por atividades lúdicas e experimentais. O objetivo geral ...