Browsing Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática by Author "Catelli, Francisco"
Now showing items 1-20 of 23
-
Aplicativo educacional Arte Aqui! uma proposta baseada na cartografia dos sentidos
Reis, Kelen Ricardo dos (2022-12-10)A Cartografia dos Sentidos possibilita a construção de saberes por meio das ambiências, dos modos de fazer da matéria, e percepções individuais e coletivas dos espaços. Por meio da Cartografia dos Sentidos, buscou-se neste ... -
Aprendizagem potencialmente significativa de óptica geométrica em laboratório
Silva, Suzana França de Oliveira da (2017-11-24)Este trabalho apresenta os resultados de um estudo exploratório integrado em uma investigação mais ampla que visa à promoção de Aprendizagem Significativa na área da Física, centrada em Trabalho Experimental na área de ... -
Aprendizagem significativa no ensino de química : uma proposta de unidade de ensino sobre número de oxidação
Silva, Elisandra Alves da (2019-02-05)Este trabalho tem o objetivo de apresentar a construção, aplicação e avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), no componente curricular de Química, em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio ... -
Conhecimentos prévios : condição para uma aprendizagem significativa dos números decimais
Menegaz, Andresa Maria (2023-10-24)Esta pesquisa buscou dar resposta à seguinte questão: Qual a importância dos conhecimentos prévios, aos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, para potencializar uma aprendizagem significativa sobre números decimais? ... -
A construção do conhecimento sobre a água por meio de uma sequência didática que emprega a estratégia de experimentação
Lovato, Luciana Bonato (2018-02-28)A água é um recurso natural imprescindível para a sobrevivência. Sua preservação está atrelada à atividade cotidiana do homem. Sensibilizar os estudantes sobre a necessidade da sua preservação através do uso consciente é ... -
A construção do número na educação infantil a partir de atividades lúdicas: a música e o jogo
Silva, Cristiane Pacheco Pires (2023-11-10)A presente pesquisa teve como objetivo investigar o potencial de atividades lúdicas, construídas a partir de músicas infantis, para promover aprendizagem de números, contagem e quantidades no ensino da Matemática na Educação ... -
Educação estatística no ensino básico : interpretando dados reais
Ferri, Claudiane Fossatti (2022-03-21)O presente estudo buscou analisar o desenvolvimento de uma proposta de ensino de Estatística para o 9º ano do Ensino Fundamental, aplicada com foco no letramento, raciocínio e pensamento estatístico. Objetivou-se constatar ... -
Educação para o trânsito no ensino de ciências : proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa
Ledur, José Ricardo (2015-11-19)As sociedades, de modo geral, têm na educação um de seus pilares. A escola é um espaço privilegiado de aprendizagem e socialização, seja por sua capacidade de articular teoria e prática, seja pela multiplicidade de vivências ... -
O ensino de ciências como potencializador da relação entre criança enatureza por meio da interação com os quatro elementos naturais
Bizotto, Débora Salvador (2023-09-12)Esta pesquisa intitulada "O Ensino de Ciências como potencializador da relação entre criança e natureza por meio da interação com os 4 elementos" está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática ... -
O ensino e aprendizagem em botânica por meio de aulas práticas dialógicas
Eitelven, Tatiane (2021-09-22)A Botânica em inúmeras situações de ensino e aprendizagem é abordada de forma superficial por ser considerada difícil e desinteressante. Grande parte dessa situação pode estar relacionada a carência de atividades práticas ... -
Formação continuada para professores de matemática: o erro como recurso pedagógico e seu papel no processo de avaliação
Rizzon, Bruna Moresco (2018-11-05)Inserida na linha de pesquisa “Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática”, esta dissertação apresenta o relato de um estudo realizado com professores de Matemática que atuam no Ensino ... -
Matemática na prática: uma proposta de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Zulianelo, Vagner (2022-04-28)Este estudo tem por objetivo contribuir para o aprimoramento da prática docente de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da formação continuada em Matemática. O público-alvo da ... -
Mentalidade matemática de crescimento e aprendizagem sobre frações: estratégias de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental
Terres, Josiana de Góes Pedroso (2023-03-22)O presente texto discorre sobre o desenvolvimento de uma pesquisa, que foi realizada no intuito de investigar se a aplicação de estratégias de ensino na aprendizagem sobre frações, baseadas nos estudos a respeito da ... -
Modelagem matemática para aprendizagem significativa de função do primeiro grau
Marchioro, Fernanda (2018-11-30)Na pesquisa que deu origem a esta dissertação, avaliaram-se as contribuições de uma sequência didática, que utiliza a modelagem matemática, para promover a aprendizagem significativa do conceito de função do primeiro grau ... -
Modelagem no ensino de ciências: uma análise no estudo de ligações iônicas
Troes, Fernanda (2020-03-18)Este trabalho foi desenvolvido na linha de pesquisa "Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática" que tem por objetivo, investigar, avaliar e pôr em prática estratégias educacionais, à luz dos ... -
Motivação docente: interfaces, diálogos e possibilidades
Guindani, Marcelo (2020-11-10)O presente texto apresenta a sistematização do estudo realizado cujo objeto de pesquisa foi a motivação docente e a mediação pedagógica no Ensino Fundamental. A investigação aqui descrita, inserida no paradigma naturalístico, ... -
Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria
Bonow, Jamile Pich (2023-07-04)Essa dissertação consiste na aplicação e avaliação de uma sequência didática com embasamento teórico na Neurociência e na Aprendizagem Significativa de Ausubel. A proposta de trabalho surgiu devido ser um tema considerável ... -
Produção de um jogo de tabuleiro conceitual de óptica em uma sequência didática uma proposta inovadora para o ensino de física
Thomazoni, Júlia Giacomet (2024-03-16)Mesmo tendo, via de regra, acesso à educação formal, crianças e adolescentes em situação de risco são privados de grande parte dos recursos que seriam desejáveis na fase dos seis aos quinze anos, à qual pertence o grupo ... -
Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria
Viganó, Vanessa Cristina Rech (2015-11-19)Este trabalho apresenta uma pesquisa em Educação Matemática, que gerou uma proposta pedagógica diferenciada para o estudo de Trigonometria, desenvolvida com base em concepções construtivistas e fundamentada nas teorias de ... -
Robótica educacional aplicada ao ensino de física
Fornaza, Roseli (2016-07-25)O ensino da Física está fundamentalmente baseado na resolução de problemas. A experimentação tem também se tornado um elemento presente nas situações de aprendizagem. Mesmo assim, o estudo da Física é um campo rico para o ...