Browsing Programa de Pós-Graduação em Educação by Author "Catelli, Francisco"
Now showing items 1-20 of 29
-
Aprendizagem significativa no ensino de química : o caso da experimentação em uma unidade de ensino potencialmente significativa sobre polímeros sintéticos
Gobbato, Karina (2018-12-06)A presente pesquisa arquitetou-se com finalidade de planejar, pôr em prática e investigar as possibilidades de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) como estratégia didática para as aulas de Química, ... -
Aprendizagem significativa no ensino de química com ênfase em atividades lúdicas e experimentais
Almeida, Amanda Klamer de (2023-07-29)A presente pesquisa teve como finalidade adaptar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa criada por Moreira e aplicá-la em uma aula de Química, permeando por atividades lúdicas e experimentais. O objetivo geral ... -
Aspectos emocionais no processo de aprendizagem de matemática
Peruchin, Débora (2017)Esta pesquisa pretendeu investigar de que forma aspectos emocionais influenciam o processo de aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo com ... -
Concepções epistemológicas de reportagens sobre ciência na mídia impressa brasileira e suas implicações no âmbito educacional
Mussato, Gabriel Abreu (2014-05-29)Esta dissertação de Mestrado tem como objetivo central produzir novas compreensões sobre o fenômeno epistemológico do discurso científico veiculado pela mídia impressa nacional e suas implicações na educação. Mais ... -
A condição humana no antropoceno: princípios educativos para horizontes legítimos de convivência
Mendes, Michel (2019-10-29)O objetivo deste estudo é refletir sobre a condição humana no Antropoceno, a fim de propor princípios educativos que possam desencadear processos de emergência de horizontes legítimos de convivência para a Época humana. ... -
Constituição semântico-argumentativa do texto pergunta-resposta: uma análise didático-pedagógica com vistas à formação de professores
Kullmann, Niuana (2021-02-26)O estudo apresentado tem como ponto de partida, e chegada, a necessidade de qualificação das habilidades linguísticas do professor como usuário de língua materna. O trajeto da pesquisa foi fundamentado na Teoria da ... -
Contribuições de uma plataforma de simulação gamificada para ensino superior nas áreas de administração e gestão
Steiner, André Lunardi (2024-04-04)Os jogos digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano de uma grande parte dos estudantes na nossa sociedade. Tendo em mente esse fenômeno, nos últimos anos diferentes autores vêm estudando a influência dos jogos na ... -
Educação e linguagem : as situações enunciativas do role-playing game (RPG) como ferramenta pedagógica de constituição da alteridade
Jaques, Rafael Ramires (2016-12-08)Fundamentada em pressupostos teóricos como Platão, Vygotsky, Ferdinand de Saussure e Émile Benveniste, esta pesquisa investiga se o Role-playing Game (RPG), também conhecido como Jogo de Representação de Papéis, constitui ... -
Educação superior e formação de docentes: investigando as práticas pedagógicas dos estágios de química para a atuação profissional
Bergozza, Paula (2020-07-07)A pesquisa de mestrado tem como objetivo analisar a importância da componente curricular, estágios do curso de Licenciatura em Química da Universidade de Caxias do Sul (UCS) para formação e atuação docente. Por meio de ... -
O ensino de química e a escola pública : a isomeria geométrica mediada pelo uso de programas computacionais
Pauletti, Fabiana (2014-05-30)Esta dissertação de Mestrado tem por objetivo principal investigar as possibilidades de uso dos programas de simulação computacional no campo de isomeria geométrica no contexto da escola pública. Para contemplar esse ... -
Escolarização e inclusão : narrativas de mães de filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Bassotto, Beatriz Catharina Messinger (2018-09-11)A presente dissertação constitui-se em um estudo qualitativo exploratório de caráter documental, composto de obras em Língua Portuguesa, com autoria de Mães de filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo ... -
Estudo da influência dos conhecimentos prévios na aprendizagem de eletricidade em grupos operativos num ambiente de laboratório
Morales, Andréa Cantarelli (2014-05-29)Esta dissertação de mestrado tem como objetivo principal investigar em que medida o conhecimento prévio dos alunos referente à eletricidade propicia a aprendizagem em laboratório, ambiente de trabalho coletivo. Foi dado ... -
Formação continuada de professores de língua inglesa e os possíveis impacto das tecnologias digitais
Rocha, Maria Nelma Marques da (2020-07-01)Desde meados do século XX, um ritmo acelerado de transformação acontece na sociedade, o avanço tecnológico tem causado várias mudanças nas esferas política, econômica e educacional. Refletir nesse contexto, é pensar na ... -
Formação inicial de professores e autonomia: um estudo com estudantes e docentes de licenciaturas da área de ciências exatas
Peruchin, Débora (2023-02-28)A presente pesquisa foi realizada tendo em vista o objetivo de analisar como a formação de professores propicia que os estudantes de licenciaturas da área de ciências exatas desenvolvam sua autonomia em seus percursos ... -
Uma investigação sobre escalas a partir de uma perspectiva interdisciplinar
Fernandes, Márcia (2014-06-02)O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel das ações interdisciplinares na formação do conceito de escala do estudante. Para isso, investigou-se, a literatura e os livros-texto sobre o assunto, assim como a ... -
O jogo Probio e a visão sistêmica em educação ambiental
Mendes, Michel (2017-02-23)O objetivo desta pesquisa é investigar o caráter educacional do jogo Probio frente à visão sistêmica em educação ambiental, a fim de situar sua relevância para a construção de um novo olhar sobre a relação homem-natureza. ... -
Laboratório de fabricação: o processo criativo à luz da abstração reflexionante no ensino e aprendizagem de design
Toso, Tiago (2019-11-11)Esta é uma pesquisa teórica que tem por base a Epistemologia Genética de Piaget, a aprendizagem no ensino em Design e os laboratórios de fabricação digital. A Epistemologia Genética preocupa-se em explicar como o conhecimento ... -
Letramento digital na formação superior do professor de matemática na modalidade a distância
Flores, Jerônimo Becker (2014-05-30)Desenvolvemos esta pesquisa junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Universidade de Caxias do Sul, na linha Educação, Linguagem e Tecnologia. A investigação consistiu em um estudo de caso cujo cenário ... -
A linguagem como trama sistêmica para o ensino jurídico brasileiro
Fernandes, Alexandre Cortez (2021-04-29)É uma tese em educação e tem por problema basilar verificar o que se deseja ao ensinar o direito, o que se almeja com tal formação, a quem se quer formar no ensino do direito. Tais questões foram decididas para serem ... -
A natureza da matemática no contexto de redimensão de práticas pedagógicas para o ensino de matemática na educação básica
Silva, Andressa Abreu da (2020-12-08)Apresentamos uma pesquisa com contribuições advindas do estudo da Natureza da Matemática para redimensão de práticas pedagógicas para o ensino da Matemática na Educação Básica. Para a contextualização dessa pesquisa, foram ...