Browsing Programa de Pós-Graduação em Educação by Author "Pescador, Cristina Maria"
Now showing items 1-16 of 16
-
Ações de aprendizagem empregadas pelo nativo digital para interagir em redes hipermidiáticas tendo o inglês como língua franca
Pescador, Cristina Maria (2014-05-30)Esta investigação teve como objetivo principal identificar as ações de aprendizagem utilizadas por jovens nativos digitais em sua interação com redes hipermidiáticas, em especial jogos computacionais disponíveis na Internet, ... -
Atividade pedagógica para o componente curricular de educação física com base em jogo eletrônico
Rech, Gislaine Zanoto (2023-04-20)Esta pesquisa investiga acerca da extração de elementos lúdicos de jogos eletrônicos, situados na perspectiva da Cultura Digital, como forma de motivar estudantes da Educação Básica a engajarem-se em atividades pedagógicas ... -
Contribuições de uma plataforma de simulação gamificada para ensino superior nas áreas de administração e gestão
Steiner, André Lunardi (2024-04-04)Os jogos digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano de uma grande parte dos estudantes na nossa sociedade. Tendo em mente esse fenômeno, nos últimos anos diferentes autores vêm estudando a influência dos jogos na ... -
Desafios do docente do ensino médio na transição do ensino presencial para o ensino remoto durante a pandemia da COVID19
Araújo, Ary Ribeiro de Alencar (2023-09-23)O estudo investigou a experiência dos professores durante a transição do ensino presencial para o remoto durante a pandemia da Covid-19 em uma escola de referência em Pernambuco. Diante da necessidade de adaptação rápida ... -
Dinâmicas pedagógicas na engenharia de controle e automação no contexto da indústria 4.0
Rosito, Fernando Covolan (2023-03-17)A história das revoluções industriais revela diversas mudanças significativas que afetam a sociedade, tanto no âmbito profissional quanto no educativo. As tecnologias referentes à quarta revolução industrial, conhecida ... -
Gamificação com foco em narrativa e relações com o saber de estudantes: uma experiência no ensino superior
Fardo, Marcelo Luís (2022-07-29)Esta pesquisa nasce com a intenção de contribuir com a construção de subsídios teórico-práticos para o avanço da gamificação como estratégia utilizada em ambientes educacionais, de modo a proporcionar boas experiências de ... -
A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação
Domeneghini, Daiana (2022-07-08)A pesquisa versa sobre a inserção das técnicas de Inteligência Artificial na educação, bem como o reconhecimento das características que envolvem o uso dessas técnicas como prática mediadora para ensinar e aprender. De ... -
Narrativas literárias no livro didático : Apoema 6º e 7º ano
Ebbing, Eliana (2024-02-17)O ato de narrar acompanha o ser humano desde a antiguidade e, pelo papel que a narração desempenha na vida das pessoas, a narrativa literária foi eleita como o objeto de estudo desta pesquisa, a qual integra o grupo de ... -
O paradigma sistêmico e os métodos de ensino adotados pelos educadores na formação em constelação familiar
Maia, Ana Amélia Maciel (2024-07-04)A presente pesquisa intitulada "O Paradigma Sistêmico e os Métodos de Ensino Adotados Pelos Educadores na Formação em Constelação Familiar" foi realizada junto ao curso de Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do ... -
A percepção de professores dos anos finais do ensino fundamental de uma rede pública municipal de ensino em relação ao trabalho da coordenação pedagógica
Monteiro, Vanessa Bisutti (2023-03-23)Esta dissertação apresenta um estudo cujo objetivo foi compreender as percepções dos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal na serra gaúcha em relação ao trabalho da ... -
Práticas educativas baseadas na cultura maker : um estudo bibliográfico
Santos, Francisco Jucelio dos (2023-12-28)A presente pesquisa investigou práticas educativas baseadas na cultura maker, suas características, possíveis contribuições para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental além das possíveis ... -
Práticas pedagógicas matemáticas numa abordagem vygotskyana com estudantes do primeiro ano do ensino médio: o ensino de funções lineares por meio do software Scilab
Subtil, Natacha (2022-11-22)Apresenta-se uma pesquisa que investigou as possibilidades de uso do software Scilab, para criar práticas de ensino de funções lineares considerando os conceitos da teoria vygotskyana. O referencial teórico está embasado ... -
A pré-escola no mundo digital: análise de percepções, práticas educativas e desafios de professores de uma escola em Bragança-Pará.
Gomes, Mara Fabiane Reis (2023-12-25)Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Caxias do Sul. O objetivo geral consiste em analisar percepções, práticas educativas e desafios de professores da ... -
O processo da pesquisa para estudantes do 4º ano do ensino fundamental a partir da elaboração, construção e análise de projeto de aprendizagem investigativa
Ramansini, Elizabete (2022-02-28)O objetivo deste estudo é compreender como ocorre o processo da pesquisa para estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental a partir da elaboração, construção e análise do Projeto de Aprendizagem Investigativa, a fim de ... -
Tecnologias digitais na educação : práticas docentes no período da pandemia da COVID-19 no ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal
Moreira, Sidneia Alburquerque (2024-05-08)Esta dissertação valida-se no campo da investigação sobre o uso das Tecnologias Digitais junto ao contexto do Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia da Covid-19, sobre as práticas docentes em uma escola de Ensino ... -
Uso do GeoGebra para mediar a aprendizagem de geometria no ensino fundamental
Bauce, Viviane Polachini (2020-12-04)Diante do cenário tecnológico presente nos dias atuais e de inúmeras possibilidades de práticas pedagógicas a partir do uso de instrumentos tecnológicos, esta pesquisa investiga de que maneiras o software GeoGebra pode ...