Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática: Envíos recientes
Mostrando ítems 41-60 de 84
-
Atividades em um clube de ciências como uma estratégia para ampliar a aprendizagem dos alunos do ensino médio
(2020-08)Este trabalho avalia o desenvolvimento de atividades em um Clube de Ciências como uma estratégia para complementar a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio a partir da elaboração de projetos de pesquisa para serem ... -
O desafio do desenvolvimento do pensamento computacional na escola: vivenciando experiências e construindo habilidades
(2020-07-23)Neste documento apresenta-se uma pesquisa sobre o desenvolvimento das habilidades do Pensamento Computacional por crianças do 4º ao 7º anos do Ensino Fundamental. Esta pesquisa surgiu da reflexão sobre as necessidades de ... -
Modelagem no ensino de ciências: uma análise no estudo de ligações iônicas
(2020-03-18)Este trabalho foi desenvolvido na linha de pesquisa "Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática" que tem por objetivo, investigar, avaliar e pôr em prática estratégias educacionais, à luz dos ... -
Construção de ecossistemas no ambiente escolar por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa
(2020-02-10)O ensino de Ciências da Natureza no Ensino Médio via de regra é descritivo, descontextualizado e baseado na transmissão de informações, tornando complexa a aproximação dos alunos das atuais propostas que envolvem uma ... -
UEPS: aprendizagem significativa da trigonometria aplicada ao futebol
(2019-05-22)Na pesquisa que deu origem a esta dissertação, avaliaram-se as contribuições de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, para promover a aprendizagem significativa da trigonometria aplicada ao futebol. Elaborou-se ... -
Unidades de ensino potencialmente significativas para a aprendizagem de geometria analítica
(2019-05-08)Este trabalho de pesquisa apresenta uma proposta que surgiu de uma inquietação da pesquisadora, que buscava uma metodologia diferente para a sua prática pedagógica, e com isso, identificar quais efeitos podem ser observados ... -
Uma ilha interdisciplinar de racionalidade para construção do conceito de função matemática
(2019-02-15)Este trabalho relata o planejamento, elaboração, aplicação e análise de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), visando à análise de seu potencial na construção do conceito de função matemática, abordando relações ... -
Aprendizagem significativa no ensino de química : uma proposta de unidade de ensino sobre número de oxidação
(2019-02-05)Este trabalho tem o objetivo de apresentar a construção, aplicação e avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), no componente curricular de Química, em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio ... -
O desafio da formação docente: potencialidades da gamificação aliada a GeoGebra
(2019-02-01)Este trabalho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na linha de pesquisa Tecnologias, Recursos e Materiais Didáticos para o Ensino de ... -
Pão e vinho no contexto de estudo do reino Fungi : uma unidade de ensino potencialmente significativa e interdisciplinar
(2018-12-05)Neste trabalho, apresenta-se o estudo de uma abordagem dos temas reino Fungi e fermentação com enfoque nos processos de produção de pão e vinho, em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, no componente curricular de ... -
Modelagem matemática para aprendizagem significativa de função do primeiro grau
(2018-11-30)Na pesquisa que deu origem a esta dissertação, avaliaram-se as contribuições de uma sequência didática, que utiliza a modelagem matemática, para promover a aprendizagem significativa do conceito de função do primeiro grau ... -
Questões do Enem: uma possibilidade de (re)construção de conhecimentos
(2018-11-23)Neste trabalho, apresenta-se o relato de uma pesquisa vinculada ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UCS, realizada em uma escola estadual do Rio Grande do Sul, com ... -
Neurociências: um saber importante para a efetiva construção do conhecimento matemático
(2018-11-09)Quais são os conhecimentos necessários à Educação, amparados pelas Neurociências que são efetivos para a construção do conhecimento matemático? As Neurociências têm amparado significativamente a Educação através de ... -
Formação continuada para professores de matemática: o erro como recurso pedagógico e seu papel no processo de avaliação
(2018-11-05)Inserida na linha de pesquisa “Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática”, esta dissertação apresenta o relato de um estudo realizado com professores de Matemática que atuam no Ensino ... -
Luz, câmera, animação : uma reflexão sobre a construção dos conceitos de geometria espacial
(2018-10-01)Neste trabalho, apresenta-se uma pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática que consistiu na investigação de uma prática pedagógica aplicada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, sobre conceitos de Geometria ... -
O ensino médio politécnico : um aprendizado para o ensino médio
(2018-05-02)Esta dissertação buscou investigar contribuições do Ensino Médio Politécnico (EMP), com ênfase na disciplina de Seminário Integrado (SI), em relação a aspectos da formação humana integral – a ciência, a cultura, o trabalho ... -
A construção do conhecimento sobre a água por meio de uma sequência didática que emprega a estratégia de experimentação
(2018-02-28)A água é um recurso natural imprescindível para a sobrevivência. Sua preservação está atrelada à atividade cotidiana do homem. Sensibilizar os estudantes sobre a necessidade da sua preservação através do uso consciente é ... -
A desconstituição de um mito por meio da produção de vídeo : o caso de Arquimedes
(2018-02-15)Este trabalho tem como objetivo discutir, utilizando o recurso da produção de vídeo, a forma como Arquimedes teria resolvido o problema da coroa do rei Hierão, abordando a solução apontada por Galileu, propondo a discussão ... -
Jogos em uma sequência didática para o ensino de análise combinatória
(2018-02-15)Neste trabalho desenvolve-se uma proposta de ensino para aprimorar o raciocínio combinatório, através da utilização de jogos no planejamento, na aplicação e avaliação de uma sequência didática inspirada nas orientações de ... -
Descarte correto de medicamentos : um tema para promover a alfabetização científica em estudantes do terceiro ano do ensino médio
(2018-02-01)O presente trabalho constitui em um planejamento e na execução de uma abordagem metodológica com ênfase na Educação Científica e Ambiental, executado com duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola da rede ...