Navegação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática por autor "Lima, Isolda Gianni de"
Itens para a visualização no momento 1-18 of 18
-
Astronomia no ensino de ciências : uma proposta potencialmente significativa
Pellenz, Daiana (2016-02-22)O presente trabalho avalia a implementação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) de Astronomia na disciplina de ciências em quatro turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental em uma escola do ... -
A docência de professores de matemática do ensino fundamental: a BNCC na prática da unidade temática probabilidade e estatística
Ness, Rúbia (2023-10-05)A presente pesquisa aborda a temática da formação de professores, uma das inquietações da pesquisadora enquanto docente, relacionando-a com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desde a sua aprovação, a BNCC orienta a ... -
Educação de jovens e adultos do ensino médio: uma unidade de ensino potencialmente significativa das definições de temperatura e calor
Laurido, Valdinei Gomes (2024-08-21)Esta dissertação relata a pesquisa de construção, aplicação e avaliação de uma proposta de aprendizagem para o ensino de física na primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio, que foi aplicada na escola ... -
Educação estatística no ensino básico : interpretando dados reais
Ferri, Claudiane Fossatti (2022-03-21)O presente estudo buscou analisar o desenvolvimento de uma proposta de ensino de Estatística para o 9º ano do Ensino Fundamental, aplicada com foco no letramento, raciocínio e pensamento estatístico. Objetivou-se constatar ... -
Ensino de trigonometria na formação do técnico em agropecuária : superando desafios e construindo significados
Silva, Derli Santos da (2017-02-10)Este trabalho objetiva contextualizar o estudo da Trigonometria em situações reais da Agropecuária para que os estudantes atribuam mais sentido para a aprendizagem dos conceitos. Os fatores que contribuíram para a escolha ... -
Formação continuada de professores : contribuições da resolução de problemas matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental
Bozza, Morgana (2018-01-29)Inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, o presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre a formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do ... -
Formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básica
Guerra, Francine Abreu (2022-02-01)Inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, o presente trabalho descreve uma pesquisa sobre a formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do ... -
Formação continuada para professores de matemática: o erro como recurso pedagógico e seu papel no processo de avaliação
Rizzon, Bruna Moresco (2018-11-05)Inserida na linha de pesquisa “Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática”, esta dissertação apresenta o relato de um estudo realizado com professores de Matemática que atuam no Ensino ... -
Ilha interdisciplinar de racionalidade com o tema "Churrasco saudável": promovendo alfabetização científica e tecnológica no Ensino Fundamental II
Gobbi, Andréia Michelon (2021-03-24)Este trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma investigação em Ensino de Ciências e Matemática, que teve por objetivo verificar a ocorrência dos atributos da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) ... -
Inclusão na educação básica: formação continuada para professores de estudantes com deficiência
Oliveira, Daniele Holzschuh de (2020-08-25)Este trabalho foi desenvolvido visando ao estudo da Educação Especial por meio de um seminário de formação continuada realizado com um grupo de professores da Educação Básica. O referido seminário foi planejado com o ... -
Jogos em uma sequência didática para o ensino de análise combinatória
Ambrozi, Luiz (2018-02-15)Neste trabalho desenvolve-se uma proposta de ensino para aprimorar o raciocínio combinatório, através da utilização de jogos no planejamento, na aplicação e avaliação de uma sequência didática inspirada nas orientações de ... -
Luz, câmera, animação : uma reflexão sobre a construção dos conceitos de geometria espacial
Dall' Acua, Graziele (2018-10-01)Neste trabalho, apresenta-se uma pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática que consistiu na investigação de uma prática pedagógica aplicada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, sobre conceitos de Geometria ... -
A matemática da miniempresa: conhecimentos para desenvolver visões empreendedoras no contexto escolar
Marchetti, Silvano (2020-09-30)Este trabalho relata uma pesquisa qualitativa que envolveu estudantes do turno da noite do terceiro ano do Ensino Médio. O tema principal escolhido para o seu desenvolvimento foi a aprendizagem Matemática tendo como pano ... -
Matemática para engenharia : unidades de ensino potencialmente significativas para superar lacunas em matemática básica
Boff, Bruna Cavagnoli (2017-06-28)Este trabalho apresenta a construção, a aplicação e a avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa em uma turma da disciplina de Pré-Cálculo, de cursos de Engenharia, visando à ocorrência de uma aprendizagem ... -
Modelagem matemática para aprendizagem significativa de função do primeiro grau
Marchioro, Fernanda (2018-11-30)Na pesquisa que deu origem a esta dissertação, avaliaram-se as contribuições de uma sequência didática, que utiliza a modelagem matemática, para promover a aprendizagem significativa do conceito de função do primeiro grau ... -
Números complexos : interação e aprendizagem
Puhl, Cassiano Scott (2016-05-11)Neste trabalho apresenta-se uma pesquisa em Educação Matemática, que consistiu no desenvolvimento de um objeto de aprendizagem virtual (OA), para ser potencialmente significativo, com uma rota de aprendizagem planejada ... -
Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria
Viganó, Vanessa Cristina Rech (2015-11-19)Este trabalho apresenta uma pesquisa em Educação Matemática, que gerou uma proposta pedagógica diferenciada para o estudo de Trigonometria, desenvolvida com base em concepções construtivistas e fundamentada nas teorias de ... -
Questões do Enem: uma possibilidade de (re)construção de conhecimentos
Otobelli, Elisete Salvador (2018-11-23)Neste trabalho, apresenta-se o relato de uma pesquisa vinculada ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UCS, realizada em uma escola estadual do Rio Grande do Sul, com ...