Navegação Doutorado Acadêmico em Educação por título
Itens para a visualização no momento 36-55 of 63
-
A linguagem como trama sistêmica para o ensino jurídico brasileiro
(2021-04-29)É uma tese em educação e tem por problema basilar verificar o que se deseja ao ensinar o direito, o que se almeja com tal formação, a quem se quer formar no ensino do direito. Tais questões foram decididas para serem ... -
Literaturar: uma escrita pelo ato
(2024-03-28)Implicada com a escrita acadêmica em educação, a tese Literaturar: uma escrita pelo ato tematiza o literaturar junto ao PPGEdu da Universidade de Caxias do Sul-UCS, por meio da linha de pesquisa em História e Filosofia da ... -
Mediações pedagógicas no território de empoderamento popular : uma experiência em processo / Caxias do Sul - RS
(2022-08-26)Esta tese se constitui como uma escrita imbricada na práxis, no ato de conhecer que se estabelece, acessando metodologicamente a realidade e se insere no diálogo com o campo teórico que estuda as relações entre Movimentos ... -
Movimentos de ensinar e aprender matemática em convivência
(2019-11-12)Esta Tese, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, emergiu de uma experiência que teve como foco cartografar o fluir de uma professora (que também foi a pesquisadora) e seus ... -
Mulheres nas ciências exatas: condições que possibilitam suas escolhas profissionais
(2022-03-01)Esta tese investigou condições que possibilitam as escolhas profissionais das mulheres que optam pela área das Ciências Exatas. A mulher, invisibilizada na história, já ocupa muitos espaços profissionais, mas a área das ... -
Mulheres, intelectuais e professoras : a história das mulheres pelo olhar feminino de historiadoras da região colonial italiana do Rio Grande do Sul
(2024-03-06)Esta tese tem como tema o estudo dos itinerários de vida, de docência e de produção científica das professoras e historiadoras caxienses Cleci Eulalia de Favaro, Heloisa Delia Eberle Bergamaschi, Loraine Slomp Giron e Maria ... -
Nacionalização das escolas étnicas polonesas do Rio Grande do Sul (1918-1942)
(2020-05-04)Esta pesquisa tem por objetivo analisar como processos de nacionalização, produzidos no período de 1918 a 1942, configuraram ou extinguiram as escolas étnicas de comunidades polonesas no Rio Grande do Sul, observando as ... -
Narrativas em relação: do design da experiência acadêmica ao design de gestão
(2022-10-21)Este trabalho tem como objetivo central investigar sentidos da experiência acadêmica constituídos com base nas narrativas de estudantes de graduação de uma Instituição de Ensino Superior comunitária, matriculados no Currículo ... -
Navegando por territórios de formação docente permanente no ensino de geografia em Lages, Santa Catarina, Brasil: o local e o global em diálogo
(2022-11-18)Este trabalho tem como objetivo geral analisar as políticas públicas de 2012 a 2021 na formação permanente dos professores de Geografia do Sistema Municipal de Educação de Lages, Santa Catarina, Brasil e como implicam (ou ... -
Nem tudo que parece é: as bibliotecas comunitárias caxienses e as suas relações com o poder público municipal
(2022-04-29)Alicerçada no campo da Educação e em diálogo com a Biblioteconomia, esta tese estuda as bibliotecas comunitárias na perspectiva de espaços de transformação social no viés da educação não-formal. O problema de pesquisa visa ... -
A pedagogia da liderança popular nas experiências e processos de formação de líderes populares
(2024-08-03)A tese desenvolvida no PPGEdu-UCS, na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação no período de 2020 a 2024, explora a formação de líderes populares com o objetivo de sistematizar a pedagogia da liderança popular ... -
Pedagogia radical e inclusiva : nas trilhas de elementos educativos para uma cidadania mais consciente
(2020-04-30)Este trabalho contextualiza tensões e questionamentos sobre a situação econômica mundial e a extraordinária desigualdade social que afasta cada vez mais ricos de pobres, como ponto de partida, trazendo elementos importantes ... -
Percursos formativos no curso normal regional de São Francisco de Paula-RS (1953-1962): histórias e memórias
(2021-03-22)A tese situa-se no campo da História da Educação e vincula-se à linha de pesquisa de História e Filosofia da Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul - UCS, em Caxias do Sul no ... -
A popularização da ciência em uma universidade comunitária : as reverberações dos projetos de pesquisa na ótica do pesquisador
(2023-03-06)Esta pesquisa de tese foi desenvolvida com o objetivo de identificar a percepção da popularização da ciência por parte dos pesquisadores com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq, de uma Instituição de Ensino Superior ... -
A potência estética e humanizadora do contador de histórias
(2024-01-27)O contar é uma forma de registrar e partilhar a experiência e a cultura humana às gerações. No Brasil, desde a criação do PROLER, o modo de compartilhar a literatura pela contação de histórias vem ganhando força e se ... -
Processo de inclusão, aprendizagens e acessibilidade: imersões com pessoas com deficiência visual
(2022-06-24)Esta tese investiga de que forma o movimento de trocas entre videntes e pessoas com deficiência visual em diferentes contextos compõe o processo de inclusão, considerando as vivências, as aprendizagens e a acessibilidade. ... -
Processos educacionais e o pensamento decolonial: possíveis diretrizes de uma educação para além do pomar
(2023-03-24)Esta Tese tem como intenção elaborar possíveis diretrizes pautadas nos processos educacionais e no pensamento decolonial voltadas para uma educação para além do pomar, por meio de uma revisão de literatura apoiada em ... -
Processos educativos e de aprendizagem na biblioteca universitária: abordagem centrada no estudo de usuários
(2020-10-15)Esta tese tem como objetivo tecer diretrizes para reconfiguração da biblioteca universitária na contemporaneidade com vistas à qualificação dos processos educativos e de aprendizagem mediados por ela e, assim, questiona: ... -
Realidade e fantasia: contribuições do role-playing game (RPG) para a convivência e a inclusão na escola
(2021-06-16)A maneira como a educação inclusiva é pensada hoje está fortemente ligada à legislação. Contudo, apenas a esfera jurídica parece não ser suficiente e, por vezes, as fórmulas, classificações e diagnósticos ofuscam o ser ...