Navegação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática por título
Itens para a visualização no momento 37-56 of 80
-
Formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básica
(2022-02-01)Inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, o presente trabalho descreve uma pesquisa sobre a formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do ... -
Formação continuada em matemática: aprendizagem ativas nos anos iniciais do ensino fundamental
(2020-12-03)Esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola particular da cidade de Caxias do Sul - RS. A pesquisa buscou responder à ... -
Formação continuada para professores de matemática: o erro como recurso pedagógico e seu papel no processo de avaliação
(2018-11-05)Inserida na linha de pesquisa “Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática”, esta dissertação apresenta o relato de um estudo realizado com professores de Matemática que atuam no Ensino ... -
Formação de professores em projetos interdisciplinares em aprendizagem ativa : relato de caso
(2017-05-22)O presente estudo inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, diz respeito à formação de professores em projetos interdisciplinares de aprendizagem ativa da ... -
Ilha interdisciplinar de racionalidade com o tema "Churrasco saudável": promovendo alfabetização científica e tecnológica no Ensino Fundamental II
(2021-03-24)Este trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma investigação em Ensino de Ciências e Matemática, que teve por objetivo verificar a ocorrência dos atributos da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) ... -
Uma ilha interdisciplinar de racionalidade para construção do conceito de função matemática
(2019-02-15)Este trabalho relata o planejamento, elaboração, aplicação e análise de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), visando à análise de seu potencial na construção do conceito de função matemática, abordando relações ... -
Ilhas interdisciplinares de racionalidade : uma proposta para o estudo da importância da água
(2017-08-28)Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de promover a ocorrência de uma aprendizagem significativa e a alfabetização científica e tecnológica (ACT) de estudantes de Ensino Fundamental, no contexto da Educação Ambiental, ... -
Ilhas interdisciplinares de racionalidade promovendo aprendizagem ativa
(2015-09-14)Este trabalho foi desenvolvido dentro da linha de pesquisa "Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática" que tem por objetivo: investigar, avaliar e pôr em prática estratégias educacionais, à ... -
Inclusão na educação básica: formação continuada para professores de estudantes com deficiência
(2020-08-25)Este trabalho foi desenvolvido visando ao estudo da Educação Especial por meio de um seminário de formação continuada realizado com um grupo de professores da Educação Básica. O referido seminário foi planejado com o ... -
Jogos em uma sequência didática para o ensino de análise combinatória
(2018-02-15)Neste trabalho desenvolve-se uma proposta de ensino para aprimorar o raciocínio combinatório, através da utilização de jogos no planejamento, na aplicação e avaliação de uma sequência didática inspirada nas orientações de ... -
Luz, câmera, animação : uma reflexão sobre a construção dos conceitos de geometria espacial
(2018-10-01)Neste trabalho, apresenta-se uma pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática que consistiu na investigação de uma prática pedagógica aplicada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, sobre conceitos de Geometria ... -
A matemática da miniempresa: conhecimentos para desenvolver visões empreendedoras no contexto escolar
(2020-09-30)Este trabalho relata uma pesquisa qualitativa que envolveu estudantes do turno da noite do terceiro ano do Ensino Médio. O tema principal escolhido para o seu desenvolvimento foi a aprendizagem Matemática tendo como pano ... -
Matemática na prática: uma proposta de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
(2022-04-28)Este estudo tem por objetivo contribuir para o aprimoramento da prática docente de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da formação continuada em Matemática. O público-alvo da ... -
Matemática para engenharia : unidades de ensino potencialmente significativas para superar lacunas em matemática básica
(2017-06-28)Este trabalho apresenta a construção, a aplicação e a avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa em uma turma da disciplina de Pré-Cálculo, de cursos de Engenharia, visando à ocorrência de uma aprendizagem ... -
Mentalidade matemática de crescimento e aprendizagem sobre frações: estratégias de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental
(2023-03-22)O presente texto discorre sobre o desenvolvimento de uma pesquisa, que foi realizada no intuito de investigar se a aplicação de estratégias de ensino na aprendizagem sobre frações, baseadas nos estudos a respeito da ... -
Metodologia de ensino com projetos para construção de saberes e mudanças de hábitos alimentares na educação integral
(2017-02-13)O presente estudo inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, diz respeito à percepção aos hábitos alimentares dos estudantes da turma D do Programa Mais Educação ... -
Modelagem matemática para aprendizagem significativa de função do primeiro grau
(2018-11-30)Na pesquisa que deu origem a esta dissertação, avaliaram-se as contribuições de uma sequência didática, que utiliza a modelagem matemática, para promover a aprendizagem significativa do conceito de função do primeiro grau ... -
Modelagem no ensino de ciências: uma análise no estudo de ligações iônicas
(2020-03-18)Este trabalho foi desenvolvido na linha de pesquisa "Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática" que tem por objetivo, investigar, avaliar e pôr em prática estratégias educacionais, à luz dos ... -
Motivação docente: interfaces, diálogos e possibilidades
(2020-11-10)O presente texto apresenta a sistematização do estudo realizado cujo objeto de pesquisa foi a motivação docente e a mediação pedagógica no Ensino Fundamental. A investigação aqui descrita, inserida no paradigma naturalístico, ... -
Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria
(2023-07-04)Essa dissertação consiste na aplicação e avaliação de uma sequência didática com embasamento teórico na Neurociência e na Aprendizagem Significativa de Ausubel. A proposta de trabalho surgiu devido ser um tema considerável ...