Programa de Pós-Graduação em Educação
Navegar por
Submissões recentes
-
Literaturar: uma escrita pelo ato
(2024-03-28)Implicada com a escrita acadêmica em educação, a tese Literaturar: uma escrita pelo ato tematiza o literaturar junto ao PPGEdu da Universidade de Caxias do Sul-UCS, por meio da linha de pesquisa em História e Filosofia da ... -
A compreensão leitora analítica a partir da teoria da polifonia : uma proposta articulada ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)
(2024-03-22)Ao considerar os desempenhos abaixo na média em testes como Enade, ENEM, Pisa e Prova Brasil quanto à leitura, juntamente com percepções a respeito das deficiências em compreensão leitora por parte dos alunos no dia a dia ... -
A arquitetura da experiência acadêmica : um estudo de caso em uma universidade comunitária
(2024-03-20)Esta tese, ancorada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, procurou identificar como os estudantes do ensino superior constroem a arquitetura de sua experiência acadêmica. A partir desse ... -
A poética da formação: Gaston Bachelard e a educação
(2024-03-12) -
Mulheres, intelectuais e professoras : a história das mulheres pelo olhar feminino de historiadoras da região colonial italiana do Rio Grande do Sul
(2024-03-06)Esta tese tem como tema o estudo dos itinerários de vida, de docência e de produção científica das professoras e historiadoras caxienses Cleci Eulalia de Favaro, Heloisa Delia Eberle Bergamaschi, Loraine Slomp Giron e Maria ... -
A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica
(2024-03-04)O professor, ao realizar sua prática de sala de aula, tem como base o conhecimento técnico oriundo de sua formação, e, além disso, leva consigo pré-conceitos que influenciam na tomada de decisão para ensinar tal assunto. ... -
Jovens e ensino médio em tempo integral: sentidos atribuídos ao macrocomponente curricular núcleo articulador
(2024-02-26)Esta tese, construída e defendida junto ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), teve como objeto de investigação o Programa de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), política que alterou a carga ... -
As pedagogias de acolhimento das crianças e adolescentes institucionalizados e adotados
(2024-02-23)Esta pesquisa apresenta um estudo sobre as pedagogias de acolhimento e ensino de crianças e adolescentes institucionalizados e adotados. Está vinculada à Linha de Pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e ... -
Narrativas literárias no livro didático : Apoema 6º e 7º ano
(2024-02-17)O ato de narrar acompanha o ser humano desde a antiguidade e, pelo papel que a narração desempenha na vida das pessoas, a narrativa literária foi eleita como o objeto de estudo desta pesquisa, a qual integra o grupo de ... -
Formação continuada e pandemia da COVID-19: um estudo a partir da experiência docente no ensino fundamental de Ipueiras - CE
(2024-01-27)A pesquisa intitulada "Formação continuada e pandemia da Covid-19: um estudo a partir da experiência docente no ensino fundamental de Ipueiras-CE", tem como principal objetivo, analisar de que modo a formação continuada ... -
A potência estética e humanizadora do contador de histórias
(2024-01-27)O contar é uma forma de registrar e partilhar a experiência e a cultura humana às gerações. No Brasil, desde a criação do PROLER, o modo de compartilhar a literatura pela contação de histórias vem ganhando força e se ... -
Experiência escolar juvenil em periferia urbana: sentimentos de injustiça e processos de reconhecimento
(2024-01-27)Esta pesquisa de tese, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, em parceria com a Universidade do Planalto Catarinense, no período de outubro de 2019 a outubro de 2023, teve ... -
Uma instituição de educação infantil e sua história, a Nostri Bambini (Vila Flores/RS, 1999-2019)
(2024-01-26)A presente dissertação tem como referência a Escola Municipal de Educação Infantil Nostri Bambini, localizada no município de Vila Flores/RS, sobre a qual pesquisei a trajetória educacional e histórica. O recorte temporal, ... -
Gestão democrática: processos educacionais e as práticas gestoras nas escolas municipais de Icó-Ceará
(2024-01-10)A presente pesquisa intitulada "Gestão Democrática: processos educacionais e práticas gestoras nas escolas municipais de Icó - Ceará" foi realizada junto ao curso de Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul, ... -
Práticas educativas baseadas na cultura maker : um estudo bibliográfico
(2023-12-28)A presente pesquisa investigou práticas educativas baseadas na cultura maker, suas características, possíveis contribuições para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental além das possíveis ... -
A pré-escola no mundo digital: análise de percepções, práticas educativas e desafios de professores de uma escola em Bragança-Pará.
(2023-12-25)Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Caxias do Sul. O objetivo geral consiste em analisar percepções, práticas educativas e desafios de professores da ... -
Estudantes com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental : a escuta dos educadores
(2023-12-18)Esta dissertação constitui-se em um estudo qualitativo exploratório e objetiva analisar o processo de inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir das práticas pedagógicas direcionadas a eles, ... -
Ética do ser humano e ética de mercado : experiências formativas do ser mulher em TI
(2023-12-15)Em um momento histórico em que a tecnologia da informação (TI) torna-se cotidiana e presente em praticamente todas as ações humanas, falar sobre as questões éticas envolvidas nesse contexto - sobretudo para quem as produz, ... -
O processo de implantação da assessoria pedagógica da inclusão em Caxias do Sul/RS na Secretaria Municipal de Educação (1998-2004)
(2023-12-09)Esta dissertação tem como objetivo investigar o processo de implantação da assessoria à inclusão no município de Caxias do Sul, na Secretaria Municipal de Educação (SMED) a partir do olhar da assessoria pedagógica, com o ... -
Um estudo sobre o olhar discente acerca das aulas de matemática durante a pandemia da Covid-19 em uma escola da rede privada da Serra Gaúcha
(2023-12-12)O presente estudo teve como pergunta de pesquisa "Como ocorreram as práticas discentes, em turmas de 7° ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Matemática, de uma escola da rede privada da Serra Gaúcha, nos anos de ...